DICAS E CURIOSIDADES

A TRADIÇÃO DE PRESENTEAR NO JAPÃO

Presentear alguém é sempre maravilhoso, mas existem curiosidades interessantes de acordo com a cultura de cada país. No Japão, por exemplo, país conhecido por suas tradições milenares, o ato de presentear envolve um rigoroso ritual: por lá, dar um presente é como “abraçar o coração de alguém”.

O cuidado começa com a embalagem. Não vale qualquer embrulho: os japoneses desenvolveram técnicas para embrulhar que ultrapassam a finalidade principal – tudo é muito bem embalado, não só para facilitar o transporte e proteger o presente, mas para demonstrar cuidado e afeição.

embalagens

Além da embalagem, os japoneses mais tradicionais possuem o costume de envolver os presentes em um lenço de buclê de seda chamado “furoshiki”. No passado, o lenço era devolvido embrulhado em dois pedaços de papel branco. Mas hoje já existem lenços com tecidos mais baratos, que dispensam a devolução.

O presente não costumava ser aberto na hora – segundo eles, tal atitude demonstraria maior interesse no valor material que no ato. Por isso, era de bom gosto enviar um cartão ou dar um telefonema de agradecimento.

como embalar

Outra curiosidade é que, embora na cultura ocidental oferecer dinheiro como presente possa soar estranho, no Japão é absolutamente normal. Existem expressões específicas para cada ocasião: Omimai (quando alguém está se recuperando de uma doença), Kotobuki (quando alguém vai se casar), Koden (quando alguém morre), Orei (para agradecer por alguma ajuda) e Otoshidama (no Ano Novo, para membros mais jovens da família) – estas são doações que seguem algumas regras bem específicas. As quantias variam conforme o grau de intimidade e a condição financeira de quem vai presentear.

Mas atenção:  não podem ser valores como quatrocentos, quatro mil, quarenta mil, pois o número quatro em japonês, shi, soa como a palavra “morte”.

0 comentário em “A TRADIÇÃO DE PRESENTEAR NO JAPÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: