DATAS ESPECIAIS

Dia da Cachaça – Curiosidades incríveis sobre a data

A cachaça é tão importante na história do Brasil que tem um dia dedicado só para ela. Celebrado no dia 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça, é um marco no simbolismo da cachaça brasileira. Confira as curiosidades incríveis desse produto cultural brasileiro e comemore o Dia da Cachaça em grande estilo.

Origem da Cachaça

São várias as versões existentes sobre a origem da cachaça. De certa forma podemos dizer sua história começa quando os portugueses trouxeram da Ilha da Madeira a cana-de-açúcar e as técnicas de destilação. Uma das versões conta que o destilado teria surgido em Pernambuco quando um escravo, que trabalhava no engenho, deixou armazenada a “cagaça” – um caldo esverdeado e escuro que se forma durante a fervura do caldo da cana.

O líquido fermentava naturalmente e, devido às mudanças de temperatura, ele evaporava e condensava, formando pequenos pingos de cachaça nos tetos do engenho. Inclusive, a origem do sinônimo “pinga” teria surgido dessa versão popular da origem do destilado.

Outra versão apresentada pelo historiador Luís da Câmara Cascudo, no seu livro Prelúdio da Cachaça, aponta que a primeira cachaça foi destilada por volta de 1532 em São Vicente, onde surgiram os primeiros engenhos de açúcar no Brasil. Nessa versão de Cascudo, foram os portugueses, depois de aprenderem as técnicas de destilação com os árabes, que produziram os primeiros litros da bebida.

O fato é que a cachaça acompanhou a história do Brasil desde o seu início, passando pelo o ciclo do açúcar, pelo crescimento das fronteiras territoriais e chegando até a urbanização do país. Originalmente, a cachaça era destinada aos escravos mas logo caiu no gosto popular, se tornando um importante componente da emergente economia nacional e, por conseqüência, proliferando sua produção por todo o litoral do Brasil.

Leia também: Dá uma olhada nessas 7 receitas de caipirinha!

Proibição da cachaça no Brasil

A bebida era uma importante atividade econômica no país nos tempos de Brasil Colônia e a sua popularização fez com que a bagaceira, bebida vinda de Portugal, tivesse o consumo reduzido.

Os portugueses através de uma Carta Real proibiram a fabricação e a venda da cachaça em território brasileiro. A data disso? 13 de setembro de 1649! A escolha do dia da celebração do Dia da Cachaça aconteceu a partir desse episódio na história.

Mas o dia 13 de setembro também está presente em outro momento. Os donos de cana-de-açúcar e alambiques não estavam satisfeitos com a situação devido as cobranças de impostos e perseguições. Então, se revoltaram no dia 13 de setembro de 1661 e tomaram o poder no Rio de Janeiro por cinco meses. O movimento é conhecido como Revolta da Cachaça.

Variedade da cachaça

A conhecida bebida vinda da cana-de-açúcar é reconhecida mundialmente. É possível encontrar uma vasta variedade de sabores e envelhecimento no mercado.

A saborização das cachaças podem acontecer de diversas formas. A tradicional é feita com cachaça, mel e limão, mas é possível se aventurar em sabores menos convencionais como abacaxi, hortelã e canela.

Já o envelhecimento da cachaça é parte importante do processo de produção, pois aumenta os sabores e aromas da bebida. A maturação pode ser feita em barris de madeira ou inox.

Além das opções de maturação e saborização da cachaça, é possível acrescentar um toque de sofisticação muito especial na sua cachaça: ouro! Os flocos de ouro comestíveis de 23 quilates são um diferencial na hora de presentear alguém.

Agora que você já conhece as curiosidades desse produto cultural brasileiro, aproveite o Dia da Cachaça para comemorar! Além disso, não deixe de utilizar a cachaça para fazer uma receita deliciosa: Receita do dia: Lombinho Busca Vida

0 comentário em “Dia da Cachaça – Curiosidades incríveis sobre a data

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: