DICAS E CURIOSIDADES

Fique por dentro: entenda a importância dos brinquedos para pets!

Qual dono de cachorro ou gato nunca passou pela situação tragicômica de chegar em casa e encontrar móveis arranhados, meias comidas ou sofás esburacados? Tudo isso, obra de arte dos nossos tão amados animais de estimação. Mas é só olhar para a carinha deles que não tem jeito de ficar com raiva, não é mesmo?

 

Principalmente durante a fase de crescimento, os nossos bichinhos ficam com a curiosidade ainda mais aguçada e adoram passar o tempo mordiscando algo ou se divertindo arranhando algum objeto. É aí que entra o papel fundamental dos brinquedos para pets.

A importância dos brinquedos para pets

Pense no seu animal de estimação como um bebê recém-nascido. Enquanto ele cresce, acaba percebendo uma infinidade de cheiros, texturas e lugares para explorar.

Com o passar do tempo, começa a pular, escalar, morder, arranhar e lamber. Os brinquedinhos específicos para os pets vão justamente substituir o seu chinelo, o pé da mesa, a meia perdida, o seu sofá ou até mesmo o seu dedo!

Criados especialmente para atrair a atenção do animal, estes produtos vão ajudar, também, no desenvolvimento motor e social do seu amiguinho.

Como escolher o brinquedo ideal

Somente a convivência vai te fazer perceber e ter a certeza de qual tipo de brinquedo o seu pet mais gosta. Alguns preferem os infláveis – de plástico ou látex -, outros ficam loucos com bolas e ainda há a categoria que prefere as pelúcias. Se você reparar bem, estes brinquedos, na maioria das vezes, são coloridos e possuem texturas e formas que chamam a atenção. Em todos esses casos, é importante que na hora de escolher o brinquedo, você fique atento a alguns detalhes:

  • Brinquedos para pets devem ter a costura reforçada. É claro que, uma hora ou outra, eles vão acabar sendo destruídos pelo seu animalzinho, mas a ideia é que isso não aconteça logo de cara, não é mesmo?
  • No caso de pelúcias, o enchimento deve sempre ser de material atóxico para o caso de entrar em contato com a boca do seu amiguinho.
  • O brinquedo que seu pet tanto gosta deve ter os olhos, bocas e outros detalhes estampados, bordados ou feito de material que não provoca riscos à saúde do seu bichinho caso seja engolido. Fuja de peças de plástico ou acrílico pequenas!

Um brinquedo para cada idade

Mesmo quando atingir a fase adulta, o seu pet não perde a vontade de brincar! E isso é ótimo, não é? Mas, por esse motivo, é preciso pensar em cada brinquedo que você vai dar para o seu amigo nas diferentes fases de sua vida, principalmente para os cães.

Para os filhotes, por exemplo, a preferência deve ser dos mordedores de látex e bolinhas macias. Estes brinquedos serão ideais para aliviar aquela coceira na gengiva deles causada pelo crescimento dos dentinhos. Os cães adultos já podem brincar com palitinhos de morder, cordas, bolas maiores e frisbees.

Os cachorros mais velhinhos devem ter brinquedos macios, que não machuquem os dentes e não exijam tanto esforço físico. É fundamental que estes brinquedos sejam frequentemente higienizados, ok?

Com os gatos a história é outra! Os felinos adoram brinquedos interativos, principalmente aqueles que parecem desafiá-los ou que oferecem alguma aventura. Cordas, ratinhos que correm pela casa e móbiles pendurados são ótimas distrações para os bichanos.

Os donos de gatos devem garantir também, que os seus bichinhos tenham sempre um afiador de unhas para que possam arranhá-lo à vontade. Além de manter a integridade física dos móveis da sua casa, os afiadores garantem que as unhas do seu gatinho nunca fiquem grande demais.

Adestramento com brinquedos para pets

Agora que você já entendeu a importância dos brinquedos e como escolher o ideal para o seu bichinho de estimação, chegou a hora de aprender uma funcionalidade muito legal e que vai além da diversão do do seu pet. Alguns animais se “apaixonam” tanto por seus brinquedinhos que eles podem ser utilizados até mesmo em técnicas de adestramento.

É isso mesmo. O brinquedo que o seu cão ou gato tanto gosta pode virar uma recompensa caso ele aprenda um truque, faça as suas necessidades no local correto ou se comporte bem. Com o tempo, os animais aprendem o comportamento que espera-se deles e, como eles querem os seus brinquedos, acabam fazendo as coisas certas se tornarem o seu padrão.

Os cães e os brinquedos barulhentos

Donos de cães, principalmente, já devem ter se deparado com a situação de estar em silêncio dentro de casa e, de repente, começar a ouvir apitos. São eles: os brinquedinhos que fazem barulhos, tão amados pelos cachorros. Apesar de incomodarem um pouco os donos, eles estão entre os brinquedos para pets mais procurados e, claro, figuram entre os preferidos dos animais. Especialistas tentam até hoje explicar este motivo e algumas teorias já apareceram.

Segundo alguns estudiosos do comportamento animal, o apito emitido pelos brinquedos se assemelha ao barulho esganiçado que algumas presas fazem ao serem atacadas e sentirem medo na natureza. Mesmo domesticados, os nossos pets ainda carregam características de seus ancestrais criados na natureza e precisavam caçar. Isso explicaria o gosto pelo barulhinho irritante.

Outra teoria é mais simples: os cães gostam do barulho justamente para chamar atenção do seu dono! Eles aprendem que para fazê-lo parar de brincar com o brinquedo e evitar o som agudo, você vai atrás dele pegar o brinquedo e dar atenção.

Portanto, se o seu animalzinho começar a brincar com o brinquedinho que faz barulho, que tal aproveitar a oportunidade para brincar com ele pela casa? Legal pensar sobre a esperteza deles e a forma como chamam nossa atenção, não é?

Agora que você já aprendeu tudo sobre brinquedos para pets, que tal escolher o ideal para o seu bichinho? Dê uma olhada nesses produtos incríveis que a gente separou especialmente para o seu animalzinho de estimação.

Tem alguma dúvida ou quer uma sugestão do que dar para o seu pet? Deixe nos comentários! Ah, e conta pra gente qual o tipo de brinquedo que o seu bichinho mais gosta!

0 comentário em “Fique por dentro: entenda a importância dos brinquedos para pets!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: