DICAS E CURIOSIDADES

Aprenda mais sobre harmonização de cervejas!

O costume cervejeiro é uma grande paixão entre os brasileiros. Afinal, trata-se da bebida mais consumida no Brasil — e que combina com qualquer tipo de ocasião. Geralmente ela é combinada com petiscos ou com algum tipo de acompanhamento.  Nesse contexto, surge uma dúvida: quais comes e tira-gostos combinam com cada tipo de cerveja? 

Ao contrário do que muitos pensam, harmonizar cervejas é mais simples do que a dos vinhos. Deseja aprender a combinar os sabores e aromas das cervejas com o dos mais diferentes pratos? A seguir, explicaremos quais são as melhores formas de fazer a harmonização de cervejas. Confira!

Queijos

Se o tradicional casamento entre queijos e vinhos é excelente, a harmonização de cervejas com essa iguaria beira perfeição. A melhor parte é que ela pode ser feita tanto na mesa do boteco como em um jantar romântico. Na hora de escolher essa combinação, leve em consideração o teor do lúpulo existente na cerveja e a intensidade do sabor do queijo. Veja como:

Queijos mais leves e frescos, como ricota e minas, caem bem com cervejas claras e delicadas, tipo Pilsen, Weiss ou Amber Lager. Já os queijos mais fortes e aromatizados, como os azuis gorgonzola e roquefort, combinam melhor com cervejas escuras e fortes, como uma India Pale Ale (IPA), Stout e Strong Porter.

Queijos duros, como parmesão e cheddar, são bem vindos com Stouts, Pale Ale ou Dunkel. Por outro lado, os mais macios, como brie e camembert, combinam perfeitamente com Premium Lagers, Pilsen e Pale Ale.

Cervejas do tipo Stout e Porter, por serem mais maltadas, servem melhor com queijos com notas amendoadas ou de nozes, como gruyere, gouda, emmental e suíço. Já as cervejas de trigo harmonizam com mussarela e provolone.

Frutos do mar

A harmonização de cervejas aqui também varia de acordo com a intensidade do sabor dos alimentos. Camarões, lulas e mariscos vão bem com Pilsen, Amber Ale e Witbier. Já os pratos mais apimentados ou preparados com curry pedem um algo a mais, como IPA ou Hefewezein.

Ostras saborosas são boas aliadas para cervejas encorpadas, como Stout e Porter, enquanto pratos crus, como sushis e sashimis, acompanham Kolsh ou Ales, do tipo American e Blond. Se for defumado ou grelhado, Brown Ale é uma pedida certeira.

Carnes vermelhas

Esse tipo de comida exige cervejas com maior intensidade de sabor. Porter e Brown Ale são ideais para churrascos. Bifes e bistecas, Bock, Dry Stout ou Dark Larger. Já carnes assadas harmonizam bem com uma Dunkel ou Schwazbier.

Carnes Fortes

São aqueles pratos onde as cervejas mais intensas e com teor alcoólico mais elevado devem ser sobressair. Leitão à pururuca ou lombo: Altbier, Weizenbock ou British-Style Bitter; cordeiro grelhado: Red Ale, Imperial IPA ou Strong Gold Ale.

Aves

De sabor mais sutil, a harmonização de cervejas com aves dependem do tipo e do modo de preparo dos pratos. Frangos grelhados pedem cervejas leves, como Pilsen ou a Dunkelweizen. Já um peru defumado requer algo de sabor mais intenso, como uma Strong Golden Ale ou Belgian Strong Ale.

Frituras

As cervejas Pilsen Clássica e Amber Lager são as melhores acompanhantes das comidas de boteco, como batatas fritas e pastéis. Frango à passarinho ou isca de frango vão melhor com uma British-Style Bitter.

Amendoins e castanhas

Tira-gostos mais oleosos, porém delicados, devem ser acompanhados de cervejas mais suaves, como Bock, Strong Ale ou Amber Lager.

Pratos típicos

Nas cozinhas típicas que levam muitos condimentos, são as especiarias que devem ser levadas em consideração para harmonizar. Curry casa com IPA. No caso dos pratos apimentados, como os mexicanos, aposte em uma Marzen, Vienna, Dunkel ou Dark Lager. Já receitas tailandesas e coreanas caem bem com Pale Bock ou Maibock.

Sobremesas

Achou que os doces ficariam de fora? Errou! E nesse caso, doce combina com doce. Sobremesas de chocolate vão bem com Strong Dark Beers, Stouts e Porters. Já os bolos, como de cenoura e laranja, harmonizam com IPA, enquanto pudins combinam com Fruit Lambic e Strong Ale, e doces de leite com Imperial Porter.

Gostou de nossas dicas? Já fez harmonização de cervejas com algum desses alimentos? Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

0 comentário em “Aprenda mais sobre harmonização de cervejas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: