DICAS E CURIOSIDADES

5 dicas para você aprender como pedir desculpas

Discussões e mal-entendidos acontecem com frequência em qualquer tipo de relacionamento. Mesmo que seja difícil evitá-los, o importante é não deixar que eles simplesmente passem, pois o sentimento após uma briga dessas pode acabar deixando mágoas no coração de todos os envolvidos. Por isso, procure sempre falar sobre o assunto e saber como pedir desculpas.

Mas, afinal, como fazer isso? Antes de pedir perdão, a maioria das pessoas pondera muito sobre o assunto e muitas até desistem por vergonha ou medo de que a briga se estenda e saia do controle. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar no momento da reconciliação com seu amigo, familiar ou companheiro e estabelecer a paz nos seus relacionamentos de novo. Confira:

Reconhecer seu erro é o primeiro passo

Caso seja você quem tenha errado, é muito importante reconhecer isso e admitir para a pessoa que sua atitude não foi correta. Diga onde você acredita que errou e que se sente culpado pela situação. Nessas ocasiões, a melhor maneira de fazer as pazes é demonstrar para a pessoa afetada que você também ficou abalado com a situação e que pretende mudar suas atitudes, a começar por se desculpar por elas.

Seja sempre sincero e gentil

De nada adianta dizer para a pessoa que você está arrependido se não estiver mesmo, né? Até porque, provavelmente, ela também ficou fragilizada. Portanto, se você deseja realmente pedir desculpas, chame a pessoa para conversar com calma — vocês podem sair para caminhar ou tomar um café — escolha as palavras e use um tom de voz suave na conversa.

Pense bem no que está sentindo antes de falar e transmita essa verdade para a pessoa. Se houver algum desentendimento a ser esclarecido, não a culpe ou pressione, mas pergunte de maneira delicada a fim de não deixá-la ainda mais chateada.

Ter paciência acima de tudo

Dependendo do que aconteceu e da personalidade da pessoa que brigou com você, pode ser que o perdão não venha logo depois da briga. Por isso, não se chateie se ela te pedir um tempo para pensar ou se houver um silêncio no momento das desculpas. Tenha em mente que você fez a sua parte e dê o tempo necessário para que você possa ser perdoado sem ressentimentos.

Deixar a pessoa falar também é fundamental

Se a pessoa com quem você se desentendeu quiser fazer alguma colocação no momento em que você estiver pedindo desculpas, lembre-se de ter paciência e pare para escutá-la. Muitas vezes o que a magoou foi algo diferente do que você está pensando ou até alguma coisa que você nem lembra. Dessa forma, saber ouvir nesses momentos também é muito importante para fazer as pazes e espantar as mágoas.

Apostar em um presente pode ser uma boa

O que faz alguém se sentir mais especial do que a sensação de ter sido lembrado? Na hora da reconciliação, que tal comprar uma pequena lembrança e oferecer como uma trégua? Flores, chocolates e até um bichinho de pelúcia podem transmitir a preocupação que você teve e amolecer o coração de quem foi ferido. Mas tenha cuidado para não parecer que você está tentando comprar a pessoa, afinal, isso poderia deixá-la mais aborrecida.

O perdão é um sentimento muito nobre, tanto para quem dá quanto para quem recebe, e exercê-lo dentro do seu relacionamento é importantíssimo para estreitar os laços e fortalecer a confiança entre vocês 🙂

E aí, ficou mais fácil saber como pedir desculpas para quem você ama? Tem mais algum conselho para esse momento delicado? Compartilhe com a gente aqui nos comentários. Sua dica pode ajudar muitas pessoas!

0 comentário em “5 dicas para você aprender como pedir desculpas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: