DICAS E CURIOSIDADES

Saiba como fazer harmonização de cervejas com churrasco

Apesar de churrasco ser famoso no sul, quem foi que disse que apenas os gaúchos mandam bem na hora de fazer aquele churrasco no final de semana? Uma parceria que conquistou o paladar de todo o país e até do exterior é a do churrasco e cerveja, tão perfeita quanto a combinação de vinho e queijo.

Se você não dispensa aquele churrasco com os amigos e quer surpreendê-los cada vez mais com sabores, cores e aromas, confira esse post e saiba como fazer harmonização certa de cervejas com churrasco e deixar tudo mais delicioso! Vamos lá!

A harmonização de cervejas e carnes

Não que seja algum pecado combinar qualquer estilo de cerveja com qualquer prato, mas, se você optar pela harmonização entre cervejas e carnes, você poderá potencializar — e muito! — o sabor dos dois e, quando bem feita a harmonização, o resultado é incrível!

Se você realmente quer surpreender o seu paladar e de outras pessoas, vale a pena fazer a harmonização de cervejas nos churrascos!

Confira, a seguir, quais cervejas melhor combinam com cada tipo de carne:

Picanha

A picanha é uma das mais saborosas carnes do churrasco, por isso, normalmente, é a protagonista da festa. Já que a picanha é a verdadeira estrela, nada mais justo do que combiná-la com uma cerveja que esteja a sua altura, como a Eisenbahn 5 anos ou a Corona Extra que são Lagers (cervejas de baixa fermentação).

Por ter baixa fermentação, a Lager é uma cerveja com menor teor alcoólico, sendo bem mais leve na hora de acompanhar o churrasco. Além disso, ela é altamente lupulada, por isso seu amargor é característico, tendo um leve sabor adocicado, dando notas muito especiais de pão, malte e caramelo ao paladar.

Linguiça de porco

Muito comum nos churrascos pelo Brasil, a linguiça de porco é um alimento altamente gorduroso e, por isso, o ideal é que seja combinada com cervejas Lager das mais encorpadas.

A cerveja brasileira Baden Baden Bock, que é encorpada e conta com aromas levemente tostados, dá conta do recado perfeitamente, sendo uma excelente opção na hora de escolher uma cerveja para harmonizar com o churrasco.

Carne de frango

O frango também é uma carne muito popular nos churrascos, por oferecer uma enorme versatilidade: ele pode ser feito assado, grelhado, inteiro, somente as asas, as coxas, o peito etc.

Por ser uma opção de carne bem mais leve, o frango tem como melhores companhias as cervejas mais claras, como a Küd Smoke On The Water Someked Ale, que possui um aroma defumado com uma nota frutada e o sabor adocicado de caramelo do malte, ou a belga Tripel Karmeliet, que é bem famosa por ter um toque floral e cítrico.

Alcatra, Fraldinha e Maminha

É bem fácil fazer a harmonização de cervejas com essas deliciosas carnes! Para os churrascos com alcatra, fraldinha e maminha, prefira cervejas de cor mais escura, como, por exemplo, a alemã Bamberg Schwarzbier ou a brasileira Madalena.

Outra sugestão é a Wäls Dubbel, que ganhou o prêmio de melhor Dubbel na World Beer Cup, encorpada, de cor castanho escuro e um sabor incrível de malte torrado com um toque de frutas secas.

Então, já sabe como vai fazer a harmonização de cervejas e carnes no seu próximo churrasco? Conhece mais dicas de harmonização de cervejas e carnes para incrementar o artigo? Deixe o seu comentário!

0 comentário em “Saiba como fazer harmonização de cervejas com churrasco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: