DICAS E CURIOSIDADES

Vida agitada? Saiba como deixar seu cachorro sozinho em casa

Os nossos amigos de quatro patas muitas vezes são considerados como verdadeiros membros da família, e deixá-los sozinhos em casa sempre é motivo de preocupação. E com razão, afinal os cães são animais extremamente sociáveis e, devido a isso, podem apresentar alguns problemas quando deixados sozinhos por longos períodos, sofrendo com medo, solidão, tédio e até mesmo ansiedade pela separação.

Embora seja comum deixar o cachorrinho em casa, considerando que os donos geralmente possuem um dia a dia agitado, em meio a trabalho, faculdade e demais atividades rotineiras, os animais ainda assim podem demonstrar seus sentimentos por meio de atitudes problemáticas, tais quais revirar o lixo, roer os móveis, fazer as necessidades em lugares inadequados ou ainda latir, chorar e uivar incessantemente, perturbando os vizinhos.

Para que o seu cãozinho fique mais tranquilo e você também, confira o nosso post com dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa sem grandes problemas!

Acostume o seu cachorro a ficar sozinho

É natural do próprio cão não gostar muito de ficar sozinho, no entanto, essa pode ser mais uma coisa a qual você pode ensiná-lo. Acostume-o aos poucos, por exemplo, deixando a casa por alguns minutos. Mas não se distancie muito, pois o ideal é que você ainda possa ouvi-lo latir.

Caso ele fique muito agitado, espere-o se acalmar antes de retornar, porque a ideia aqui é que o cão aprenda a se acalmar sozinho, sabendo que você sai, mas sempre volta. Com o decorrer do tempo, passe a aumentar gradativamente o período distante de casa. Comece com 1 minuto, depois 5 minutos, depois 10 minutos e assim sucessivamente.

Não diga “tchau”

É normal acabar se despedindo antes de deixar o cachorro sozinho em casa, afinal, muitos de nós conversamos com eles e os tratamos como se fossem gente. No entanto, o ato de dizer “tchau” e se despedir do bichinho pode acabar reforçando a ansiedade dele. O ideal é tratar essa separação como algo simples e corriqueiro – o que, de fato, é! O mesmo vale para aquela festa que fazemos ao chegar em casa ao sermos recebidos pelo cão. É melhor não fazer, pois, assim como a separação, o reencontro também é algo comum do dia a dia.

Deixe algo para o cachorro se ocupar

Essa é uma solução bem simples, bacana e eficaz. Na maioria dos casos em que os donos reclamam que o cão fez alguma “arte” dentro de casa quando estavam sozinhos, é porque eles simplesmente não deixaram nenhuma outra opção para o bichinho se ocupar. Por isso, procure uma solução estimulante para quando deixá-lo. Veja algumas opções:

Ossos recreativos: geralmente são feitos de couro e têm um nó. Muitos cães se prendem a esses ossos por horas roendo e tentando desatar o nó.

Brinquedos inteligentes: são brinquedos desenvolvidos exclusivamente para que os cães se mantenham ocupados por várias horas, com texturas, formas e até sons que mantêm o animal estimulado. Alguns inclusive funcionam como quebra-cabeças, deixando o cão mais cansado mentalmente e mais relaxado depois de brincar. Existem várias opções, veja como escolher o brinquedo ideal para o seu bichinho!

Mordedores: para aqueles cães que, quando ficam sozinhos saem mordendo tudo o que veem pela frente, os mordedores são excelentes opções. Geralmente são feitos de material resistente e algumas opções até ajudam a manter os dentes dos cães mais limpos e saudáveis, satisfazendo assim a vontade de morder, deixando-o ocupado, mantendo a saúde bucal e a sua casa inteira!

E você, também fica preocupado ao deixar seu cachorro sozinho em casa? O que faz para deixá-lo mais tranquilo na sua ausência? Deixe o seu comentário!

0 comentário em “Vida agitada? Saiba como deixar seu cachorro sozinho em casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: