DICAS E CURIOSIDADES

5 erros que donos não podem cometer ao cuidar de um cachorro

Ter um animal de estimação não é algo fácil; você precisa analisar tudo com calma, de maneira premeditada e colocar na ponta do lápis quais as vantagens e desvantagens de ter um novo cachorro em casa. Algo que jamais deve ser esquecido é que o cachorro é um ser vivo, que necessita de atenção e, claro, cuidados básicos como vacinas, alimentação e até mesmo objetos para se divertir. Isso sem contar banhos frequentes, passeios e uma grande dose de amor e carinho.

Embora pareça algo fácil, é preciso, acima de tudo, que a pessoa seja responsável ao adotar e cuidar de um cachorro. Se você está pensando em comprar ou adotar um novo amigo de quatro patas, confira a seguir alguns erros clássicos que não podem ser cometidos.

1. Repreender o animal e esfregar seu focinho no xixi ou cocô

Essa técnica é proveniente de adestramentos antigos e, embora seja absurda, ainda é muito utilizada devido ao fato de funcionar com alguns cachorros que não se intimidam com broncas.

No entanto, na maioria das vezes, esse método não surte efeito. Para evitar o problema, sempre que o cachorro fizer suas necessidades no lugar correto é preciso recompensá-lo com atenção e carinho; isso o fará associar que sempre que fizer suas necessidades no local correto será recompensado e dessa forma ficará feliz.

Outra dica válida nesse caso é ignorar o fato de o cachorro ter feito suas necessidades no local errado. Não brinque com ele, apenas limpe a sujeira e não dê atenção ao cachorro.

2. Alimentar o cachorro de maneira errada

Há cachorros que só comem ração se ela estiver misturada com comida. Assim como nós humanos, os cachorros preferem comer o que acham bom e gostoso. Porém, isso faz o cãozinho engordar ou então se recusar a comer só a ração, que é saudável e recomendada para sua saúde.

A melhor maneira de resolver o problema é fazer o cachorro comer a quantidade exata recomendada para seu tamanho e porte, indicada pelo veterinário. Manter essas porções corretas e não exagerar nos petiscos é fundamental para a saúde de seu companheiro. Embora possa parecer cruel e ser difícil para alguns donos, é importante entender que você faz isso pelo bem do seu cachorro.

3. Não dar atenção ao cachorro

Cachorros precisam passar o tempo com alguém. Isso não significa que devemos passar 24 horas por dia grudados com eles, mas não é recomendado deixar seu amigo de 4 patas por mais de 8 horas sozinho em casa. Afinal, ele é um membro da família que também precisa de atenção, carinho e amor.

4. Não levar o cachorro para passear

Algo muito comum entre pessoas que moram em casas com grandes jardins e quintais é não levar seu cachorro para passear. Manter o cachorro preso dentro de um único ambiente impede que o cachorro tenha acesso a novos animais, pessoas e também estímulos — algo muito importante para o desenvolvimento do animal.

5. Não comprar brinquedos para sua diversão

Por fim, é preciso também oferecer ao seu amigo brinquedos: eles apresentam diversos benefícios para sua saúde e bem-estar, além de ajudar no seu desenvolvimento. É importante saber escolher o brinquedo ideal para o seu cachorro, com base em fatores como porte e material.

Cuidar de um cachorro é algo difícil, porém extremamente prazeroso. Saber como cuidar do seu animal de estimação é essencial para oferecê-lo uma vida saudável e feliz.

E você, tem cachorro? Como você faz para cuidar dele? Utilize os comentários para nos contar como você cuida do seu melhor amigo; ficaremos contentes de saber o que você tem a nos dizer!

0 comentário em “5 erros que donos não podem cometer ao cuidar de um cachorro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: