
Organizar um chá de bebê é uma ótima maneira de comemorar a chegada do seu filho e guardar recordações da família e amigos com o barrigão. Toda grávida, principalmente as mamães de primeira viagem, merecem ter essa experiência e documentar tudo com fotos lindas.
No quesito organização, um dos tópicos que mais gera dúvidas é a lista de presentes.
Devemos fazer a lista? E se fizermos, o que pedir e em quais quantidades? É importante definir as prioridades com seu parceiro e não se esquecer de nenhum item.
Para facilitar, definimos nesse post o que não pode faltar na lista de presentes chá do bebê. Confira!
Fraldas!
No geral, a idade certa para tirar a fralda do seu bebê é por volta dos dois anos de idade. Até lá, inúmeros pacotes serão usados e é por esse motivo que as fraldas são um ótimo presente.
Alguns bebês podem apresentar alergia ao tecido ou até ao elástico das fraldas sintéticas. Assim, é importante que você peça por marcas diferentes na lista. Dessa maneira, se uma não der certo, há outra opção para ser usada.
Se o bebê não ficar confortável com nenhuma marca é indicado o uso de fraldas de pano. As quantidades sugeridas são:
- Recém-nascido: 5 pacotes com 40 unidades (200 fraldas)
- Tamanho P (4kg-8kg): 10 pacotes com 60 unidades (600 fraldas)
- Tamanho M (6kg-11kg): 12 pacotes com 60 unidades (720 fraldas)
- Tamanho G (9kg-15kg): 8 pacotes com 80 unidades (640 fraldas)
Produtos de higiene
A pele e os olhos dos bebês, principalmente dos recém-nascidos, são muito sensíveis. Por isso, é importante que os produtos de higiene pessoal sejam adequados, ou seja, hipoalergênicos e livres de perfumes e corantes.
Existem diversas marcas com linhas específicas que não causam alergia aos bebês e cumprem esse papel, como a Johnson, a Dove e a Granado. Esses são os itens indispensáveis de higiene acompanhados de suas respectivas quantidades:
- Shampoo neutro – 6 vidros
- Condicionador para bebês – 2 vidros
- Sabonete liquido ou em barra suave – 6 unidades
- Loção hidratante – 6 unidades
- Creme para assadura – 8 pomadas
- Lenço umedecido – 10 caixas
- Óleos corporais para bebê – 2 unidades
- Cotonetes – 4 caixas
- Toalha de banho com capuz – 4 unidades
- Babadores para refeições – 8 unidades
Normalmente essas quantidades são suficientes para os seis primeiros meses de vida do bebê. Além desses itens, a mãe também pode colocar na lista a banheira e seu suporte, brinquedinhos para a hora do banho, saboneteira, pente e escova, tesourinha, aspirador nasal, termômetro e nécessaire, por exemplo.
Roupinhas de tamanhos variados
No primeiro ano de vida, os bebês passam por vários tamanhos e se desenvolvem muito rápido. Desse modo, é interessante que as roupinhas sejam de numerações variadas. A escolha das cores e estampas das roupas é muito pessoal e deve ser definida pelo casal.
A dica é pedir para os seus convidados roupinhas mais neutras, de cores suaves e estampas leves. Principalmente se os pais ainda não sabem o sexo do bebê. Isso evita que venham muitas roupinhas masculinas ou femininas, por exemplo, e a mãe tenha que trocar depois.
Abaixo segue as quantidades e os tamanhos sugeridos:
- Bodies manga curta: 6-RN, 6-P e 6-M.
- Bodies manga longa: 6-RN, 6-P, 4-M e 4-G
- Macacões: 6-RN, 6-P, 4-M e 4-G
- Sapatinhos: 4
- Pares de meia: 6
- Casaquinhos: 2-RN, 4-P, 4-M e 2-G
- Blusinhas: 6-P, 6-M e 6-G
- Calções: 6-RN, 6-P, 4-M e 4-G
- Toucas para RN: 3
- Luvinhas para bebê: 3 pares
Fazer a lista de presente chá de bebê para seus convidados é um modo prático e sem desperdícios para organizar os itens necessários. Assim, a mãe evita ganhar itens repetidos que não podem ser trocados e acabam ficando sem uso devido ao sexo do bebê.
Se você achou esse post útil compartilhe em suas redes sociais para que outras mamães também se beneficiem!