DICAS E CURIOSIDADES

Brinquedos para criança: você sabe qual é a melhor opção para o seu filho?

As crianças adoram ganhar brinquedos, isso é inquestionável, pois, mesmo quando ainda são bebês, elas ficam entretidas e podem passar horas brincando. No entanto, não é apenas para divertir os pequenos que os brinquedos para criança servem.

Quando escolhidos adequadamente, eles podem ajudar a desenvolver habilidades como a linguagem, a atenção e o pensamento. Mas qual será o brinquedo certo para o seu filho? Hoje separamos algumas dicas para ajudar você a escolher. Confira!

Escolha conforme a idade

Escolher o brinquedo adequado para cada idade da criança é importante até mesmo por questões de segurança, já que um brinquedo inadequado pode machucá-la. Além disso, escolher um brinquedo de que ela possa de fato gostar vai fazer com que a criança o aproveite mais. Cada idade possui uma necessidade diferente, e existem brinquedos que são mais adequados para algumas fases específicas, como você pode ver abaixo:

Até seis meses

Os bebês são ainda pequenos e estão descobrindo o mundo, por isso, brinquedos coloridos, com uma textura diferenciada e que produzam sons são excelentes. Eles ainda podem ajudar a criança a desenvolver sentidos como o tato, a visão e a audição.

É importante que eles possam ser colocados na boca, já que nessa fase os bebês tentam entender o mundo mordendo e tateando as coisas. Algumas opções são os mordedores, caixinhas de músicas, chocalhos, entre outros.

6 meses a 1 ano

Apesar de serem pequenos ainda, nessa fase já gostam de apertar, empilhar e sacudir os brinquedos. Sendo assim, chocalhos, bichinhos flutuantes que podem ser usados no banho, ursos de pelúcia, guizos e cubos para empilhar são as opções ideais.

1 a 2 anos

Nessa idade, a interação com os adultos e com outras crianças já começa a acontecer. Por isso, brinquedos que possam ser usados com a interação de outras pessoas são ótimos. Até mesmo para ter um momento prazeroso com seu filho, em que você possa ajudá-lo a brincar. Fantoches e brinquedos educativos são ótimas opções para essa idade!

Aproveite o momento com a criança

Embora a criança possa aproveitar muito seus brinquedos mesmo sozinha, ajudá-la, mostrando todas as funções que ele possui e também conversando com ela, pode ser muito útil para o desenvolvimento linguístico e, dependendo da brincadeira, também é possível estimular a coordenação motora.

Algumas dicas de segurança

Lembre-se sempre de checar o estado do brinquedo antes de entregá-lo à criança. Veja se ele não tem nenhuma peça solta ou pontiaguda. Brinquedos para criança com baterias e pilhas devem sempre ter essas peças bem isoladas, e a tinta dos brinquedos não pode descascar. Verifique regularmente o estado de todos os brinquedos, evitando que ocorram acidentes e outros transtornos.

Brinquedos para criança: qualidade é essencial

A segurança sempre deve ser levada em consideração na hora de escolher um brinquedo para o seu filho. Por isso, um brinquedo de qualidade é essencial. Para certificar-se de estar adquirindo um bom produto, sempre verifique se ele possui o selo de qualidade do INMETRO e se não contém peças pequenas (no caso de bebês).

Você já sabia dessas dicas sobre brinquedos para criança? Que tal dividi-las também com outras pessoas? Compartilhe este texto nas redes sociais!

0 comentário em “Brinquedos para criança: você sabe qual é a melhor opção para o seu filho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: