DICAS E CURIOSIDADES

7 curiosidades sobre o café que você precisa conhecer

Quem não gosta daquele cheirinho de café que acabou de ser preparado? Esse grão é bem comum no nosso país, pois se adaptou bem ao solo brasileiro (os barões do café que o digam). É claro que, quando se está lá, saboreando uma bela xícara desse líquido, não se para pra pensar nas curiosidades sobre o café.

Pois agora você pode pegar o seu café fresquinho, sentar na frente da tela e relaxar,  pois nós reunimos algumas para você.

Curiosidades sobre o café que vale a pena conhecer

1. De onde vem a palavra café?

Vamos começar do princípio. Você já parou para imaginar por que essa bebida escura, de gosto forte e cheia de benefícios se chama café? Essa palavra vem do árabe kahoua ou qahwa, que, traduzindo para o português, significa excitante. Então, o nome da bebida se deu por conta das reações de alerta que ela provoca no organismo.

2. De onde ele vem?

O café é apreciado há cerca de 1 mil anos, e é claro que, para um alimento tão antigo, tem que haver uma lenda sobre o assunto.

A história conta que um jovem pastor começou a ficar curioso com o comportamento das suas cabras. Durante a noite, elas sumiam para detrás das montanhas e retornavam muito saltitantes. Curioso, o pastor resolveu segui-las um dia e viu que os animais estavam comendo umas sementes de cor avermelhada e que logo em seguida começavam a “dançar”. Ele resolveu provar do grão e começou a se sentir muito feliz e saltitante, como as suas cabras.

Satisfeito com sua descoberta, o jovem pastor deu um pouco das sementes para o monge da região e contou a ele o que sentiu após comê-las. Esse monge começou a preparar infusões com o grão e percebeu e elas o ajudavam a manter-se acordado nas suas orações. A partir daí, a bebida se tornou mais e mais conhecida.

Outra história, vinda dos muçulmanos, diz que o café foi trazido pelo arcanjo Gabriel diretamente de Alá para as mãos do profeta Maomé, que estava muito doente e, após tomar a bebida, conseguiu recobrar os sentidos. Algumas das evidências históricas mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios no Iêmen.

3. Uso medicinal

Inicialmente, os grãos de café e sua infusão eram utilizados para fins medicinais. Só em 1480 tem-se registro do café tal qual como o utilizamos nos dias de hoje.

4. A primeira cafeteria

Apesar de os Estados Unidos serem, atualmente, os maiores consumidores de café, a primeira cafeteria do mundo não foi aberta lá. Kiva Han foi aberta em 1495, na cidade de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. Quem diria que seria tão antiga, não é?

5. Primeira plantação no Brasil

A grande produção brasileira provinha da região de São Paulo, mas a primeira plantação em terras nacionais ocorreu no Norte do país, no estado do Pará, em 1727. A muda foi trazida por Francisco de Melo Palheta desde a Guiana Francesa.

6. O café na aviação

Quem diria que graças ao dinheiro do café Santos Dumont conseguiria finalmente levantar voo no seu 14 Bis? Pois é, o pai do nosso herói da aviação foi o primeiro “Rei do Café”. Um dinheiro muito bem-vindo para as descobertas de Dumont.

7. A importância do café

Apesar de não existirem mais os tais barões do café, o grão ainda é muito importante para a nossa economia, só perdendo para o petróleo. Da produção mundial, o Brasil tem participação em cerca de 30%. E aqui vai mais uma das curiosidades sobre o café: cada brasileiro consome, aproximadamente, 1.200 xícaras por ano!

Que tal provar o café em suas mais diversas formas? Chame os amigos para tomar aquele cafezinho!

0 comentário em “7 curiosidades sobre o café que você precisa conhecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: