DICAS E CURIOSIDADES

Harmonização de cervejas com hambúrguer: isso é possível?

Você sabia que não são só os vinhos que devem combinar com a carne a ser servida? A harmonização de cervejas com hambúrguer também pode fazer toda diferença na hora de saborear o prato!

Quer aprender a fazer a combinação perfeita entre cerveja e hambúrguer? Então, continue a leitura do nosso post de hoje! Vamos dar dicas de como fazer isso e mostrar que é possível aprimorar o paladar!

Hambúrguer tradicional com carne de boi

O hambúrguer tradicional com carne de boi pode propiciar diferentes combinações. Dentre elas, a nossa dica é que você opte por cervejas de sabor mais amargo ou aquelas que tenham toques maltados e notas frutadas, como a cerveja Madalena Weiss. Esses tipos de cervejas conciliam com o pão e o gosto bem temperado da carne.

Hambúrguer com bacon

A cerveja India Pale Ale, também conhecida como IPA, harmoniza bem com comidas mais pesadas e gordurosas. Dessa forma, se o seu hambúrguer estiver com bastante bacon, queijo e mais de uma carne, por exemplo, escolha alguma cerveja do tipo IPA.

Hambúrguer com gorgonzola

A harmonização de cervejas alemãs e hambúrguer com gorgonzola é incrível. Dê preferência pelas que são feitas de trigo e que passam por duas fermentações. São cervejas que além de leves, são muito refrescantes e deliciosas. Ou seja, a combinação perfeita para um hambúrguer com queijo gorgonzola.

Hambúrguer com rúcula

A melhor forma de harmonizar o sabor amargo da rúcula é o contrapondo com uma cerveja que também proporcione amargor. A mais indicada, por conta disso, é a cerveja do tipo India Pale Ale — essa mistura vai surpreender o seu paladar!

Hambúrguer de carne de frango

Não tenha medo em apostar nos condimentos para deixar o sabor do seu hambúrguer com carne de frango ainda mais especial. Além disso, para harmonizar com maestria essa carne com uma cerveja, nossa sugestão é que você aposte nas cervejas Pale Ale.

Dentro da família Ale existem muitas variações. Portanto, você pode escolher uma IPA (que já citamos), uma American Pale Ale, English Pale Ale, etc.

Hambúrguer grelhado

De uma belíssima cor âmbar, as cervejas do tipo Larger fazem a combinação ideal com hambúrgueres grelhados. É uma cerveja leve e de aroma maltado, que você pode saborear sem se sentir pesado após a refeição.

Hambúrguer de carne seca

A cerveja do tipo Session Porter é a mais nova tendência do mundo cervejeiro. De sabor suave, com um delicado amargor e baixo teor alcoólico, ela tem sido a mais nova queridinha. Por ser refrescante e com notas de cacau e malte, ela faz a combinação perfeita com o diferente hambúrguer de carne seca.

Curiosidades sobre a harmonização de cervejas

Se você gosta de provar diferentes pratos e não abre mão de uma boa cerveja, saiba que existem algumas dicas na hora de escolher qual vai propiciar a combinação adequada. Você deve conhecer os três tipos de harmonização:

  • Por complementação: este tipo de harmonização acontece quando a comida e a bebida combinam;
  • Por oposição: a harmonização por oposição é característica de situações em que os sabores se chocam;
  • Por corte: já neste caso, a harmonização por corte ocorre quando a bebida limpa o paladar.

Ficou com água na boca e vai experimentar alguma dessas delícias? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência ao fazer a harmonização de cervejas com hambúrguer!

0 comentário em “Harmonização de cervejas com hambúrguer: isso é possível?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: