DATAS ESPECIAIS DIA DAS CRIANÇAS DICAS E CURIOSIDADES

Conheça 4 curiosidades sobre o dia das crianças

Oba! O Dia das Crianças está chegando e, com a proximidade dessa data especial, vem surgindo um maravilhoso clima de diversão que contagia os pequenos e, também, os grandinhos que voltam à infância, ao menos por alguns momentos.

O Dia das Crianças é uma ocasião que mexe com a família inteira, do caçulinha ao vovô. Entre brinquedos e brincadeiras, presentes e presenças, a data estabelece uma atmosfera de inocência, descontração e espontaneidade, características típicas do universo infantil.

Vale lembrar que as crianças passam os meses que antecedem o grande dia aguardando, ansiosamente, pela chegada de outubro. Já os adultos, à medida que a data se aproxima, começam a planejar formas criativas de presentear os filhos, sobrinhos e afilhados, para tornar esse dia ainda mais feliz.

Embora a data faça parte do calendário comemorativo há muito tempo e tenha se tornado um dia tradicional para celebrar, muitas pessoas não sabem como e por que o Dia das Crianças começou a ser comemorado. Pensando nisso, listamos essas e outras curiosidades para que você comemore o Dia das Crianças com conhecimento de causa. Vem ver!

Existe um Dia Universal das Crianças?

Sim. A ONU estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Universal das Crianças. Essa data foi escolhida por conta de um marco histórico, afinal, justamente em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nada mais oportuno do que transformar essa data em um dia para celebrar, até porque o maior presente que uma criança pode receber é o respeito. A declaração veio para garantir esse presente!

O Dia das Crianças é comemorado da mesma maneira em todos os lugares?

Não mesmo. Essa data tão festiva é celebrada em vários países, porém, em cada local, a comemoração é feita em uma data específica e de uma maneira distinta. Só para ter ideia, enquanto no Brasil, o Dia das Crianças é 12 de outubro, na China, o dia eleito é 05 de maio, na Turquia é 23 de abril, na Índia é 15 de novembro e na Nova Zelândia a data é comemorada no último domingo de outubro. As maneiras de comemorar variam de acordo com a cultura local.

Desde quando o Dia das Crianças é comemorado no Brasil?

Em nosso país, o dia 12 de outubro começou a ser celebrado como Dia das Crianças a partir da década de 1920. Na época, Galdino Valle, deputado federal, levou à câmara o projeto de criar um dia para homenagear as crianças. O projeto foi aprovado imediatamente e a data oficializada em novembro de 1924.

Entretanto, a tradição de oferecer presentes aos pequenos surgiu, aproximadamente, 40 anos depois do decreto que oficializou a data. Na década de 60, empresas de produtos infantis e  brinquedos lançaram promoções em alusão ao Dia das Crianças. Do outro lado, os pais abraçaram a ideia de comprar mimos para os filhos, dando início, assim, à prática de presentear a criançada.

Como escolher presentes para as crianças?

Mais do que optar por um presente criativo e divertido, é indispensável optar por um presente seguro e adequado para a idade da criança. Antes de efetuar a compra, observe a indicação de faixa-etária. Os brinquedos, livros, roupas, passeios, aparelhos eletrônicos e até objetos decorativos podem agradar, mas, para não errar na escolha, é interessante que você conheça e respeite o perfil e as preferências da criança.

E aí, gostou do nosso artigo? Conhece alguma outra curiosidade sobre essa data comemorativa? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas opiniões, experiências e conhecimentos. Até a próxima e feliz Dia das Crianças para você e seus pequenos!

0 comentário em “Conheça 4 curiosidades sobre o dia das crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: