DICAS E CURIOSIDADES

Saiba como adestrar um cachorro com 5 dicas

Seu cão passa o dia sozinho enquanto você trabalha e todo dia é a mesma coisa: se o papel higiênico não está por todo chão do banheiro, ele provavelmente mordeu, até cansar, algum objeto seu.

Está cansada de chegar em casa e encontrar suas coisas espalhadas e, em muitos casos, destruídas? Seja por mau comportamento ou temperamento agressivo, você já deve ter se perguntado como adestrar um cachorro.

E foi pensando nessa dúvida de tantos donos de animais que preparamos este post. Nele, daremos algumas dicas úteis e práticas sobre como adestrar um cachorro. Confira:

Como adestrar um cachorro?

Antes de mais nada, você deve ter em mente que não adianta brigar ou repreendê-lo após certo tempo que cometeu o “crime”. Ele não vai saber porque você está tendo este tipo de atitude com ele e pode até interpretar de forma errada.

Outro ponto que você deve considerar é que o adestramento deve ser iniciado desde que o cão é filhote, pois isso contribui para que ele aprenda com mais facilidade e cresça com um comportamento adequado e o temperamento mais tranquilo.

1 – Repita as lições

Você deve ter paciência e persistência na hora de adestrar e educar um cão — infelizmente, não vai ser de um dia para o outro que ele vai aprender a seguir os seus ensinamentos. O ideal é que você repita o que está ensinando pelo menos três vezes de cada vez, dando algum tipo de petisco ou recompensa sempre que ele seguir o seu comando.

2 – Demonstre que você é o “mestre” dele

Demonstrar que é o líder ou o mestre não significa não dar carinho e atenção ao seu cão, mas apenas que ele terá alguém como referência de firmeza e respeito quando fizer algo de errado. Cada situação requer um tipo de postura, hora de brincar você pode ser a grande amiga dele, mas ao adestrá-lo, mantenha-se firme e não demonstre medo ou hesitação, pois ele perceberá isso com facilidade.

3 – Treine alguns truques

Ensinar alguns truques e comandos ao seu cão contribuirá para que ele tenha mais disciplina e respeito por você.

Para que ele aprenda o comando “sentar”, por exemplo, mantenha um petisco em cima do focinho dele, levante a mão até que ele não seja capaz de pegá-lo e, ao se cansar, acabe se sentando. Nesse momento, você deve entregar o petisco.

Já para que ele “deite”, abaixe a mão com o petisco até que ele tenha que deitar para tentar pegá-lo. Novamente, apenas dê o petisco quando ele seguir o comando.

4 – Ensine a não pular nas pessoas

Muitos cães gostam de demonstrar satisfação, alegria e curiosidade ao ver alguém diferente ou mesmo os próprios donos, pulando neles. Esse hábito, no entanto, não é adequado e pode provocar situações difíceis e constrangedoras.

Se você quer receber a família e os amigos em casa com tranquilidade, sem que toda vez o seu cão passe um bom tempo pulando neles, não é preciso trancá-lo em um outro ambiente e isso também não é recomendado. Para educá-lo e eliminar de vez esse comportamento, você pode adotar dois tipos de ações.

A primeira vai ser muito útil em passeios. Sempre que ele começar a se preparar para pular, segure firme a coleira e evite que ele consiga se mover. Já no segundo caso, quando estiver em casa e ele começar a pular, borrife um pouco de água no rosto dele. Ele vai se sentir desconfortável e vai parar na hora.

5 – Dê recompensas pelo bom comportamento

Em algumas de nossas dicas você percebeu a importância de recompensar o cão por seguir o ensinamento ou por apresentar um bom comportamento.

Além de petiscos, você pode dar brinquedos ou algum objeto que ele goste e vá se sentir satisfeito. Os brinquedos, principalmente os em formato de osso, por sinal, serão ótimos aliados para ajudá-lo a deixar de morder os seus itens e a se distrair com algo permitido para morder.

E por falar em formas de recompensar o seu melhor amigo, visite o nosso site e conheça alguns itens que você pode presenteá-lo, como brinquedos, roupinhas e caminhas, e que o deixará muito feliz, bem-vestido e confortável!

0 comentário em “Saiba como adestrar um cachorro com 5 dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: