DICAS E CURIOSIDADES

Chá de revelação: conheça essa novidade entre as mamães

Festa conhecida nos Estados Unidos, o Chá de Revelação está cada vez mais popular entre os brasileiros e se tornou uma data importante do calendário das gestantes, além de uma alternativa original para o Chá de Bebê.

O modelo da festa é similar à celebração que já é tradicional no Brasil, mas, como o nome já indica, o objetivo da comemoração é anunciar se o bebê é menino ou menina. A descoberta do sexo da criança é um dos momentos mais esperados pelos pais, familiares e amigos, por isso o Chá de Revelação está se tornando uma festa bem divertida e especial para dividir com todos. Quando se tratam de gêmeos com sexos diferentes, a surpresa pode ser ainda maior.

Com certeza, a maior dificuldade será aguentar a ansiedade para descobrir o sexo do bebê, ainda mais por saber que algum amigo ou membro da família já tem essa informação. Uma dica especial para os pais é marcar um ultrassom próximo ao dia do Chá de Revelação, para não esperar muito e não aumentar a ansiedade, evitando também que alguém acabe revelando a surpresa.

Como funciona o Chá de Revelação?

No Chá de Revelação, os pais não são os primeiros a saberem o sexo do bebê. Eles escolhem uma pessoa para se informar do resultado e guardar o segredo. Pode até ser mais de um indivíduo, já que eles serão os responsáveis também por organizar a festa e a forma da revelação.

Como revelar o segredo?

Como a comemoração está se tornando cada vez mais comum, as pessoas responsáveis em revelar o segredo têm criado alternativas inovadoras para anunciar se o bebê é menino ou menina. Pode ser através de um discurso, exibindo o resultado do ultrassom ou muitas outras. A forma mais comum é a ideia do bolo recheado, que já tem muitos adeptos. Conheça algumas ideias e escolha a sua preferida:

Bolo com recheio

Nessa ideia, o guardião do segredo prepara, ou manda fazer, um bolo que por fora não indica o sexo do bebê, mas, ao ser cortado, o recheio revela pela cor se é menino ou menina. Em geral, os bolos, assim como a decoração, trazem enfeites temáticos que representam os dois sexos, para instigar ainda mais a curiosidade dos pais e convidados. Com a popularização dos Chás de Revelação, muitas confeitarias já criaram modelos diferentes para agradar a todos os gostos.

Caixa de balões

Essa ideia é bem criativa. O guardião do segredo enche balões de gás hélio com a cor relacionada ao sexo do bebê e mantém a caixa fechada e lacrada. Na hora da revelação, os pais abrem a caixa e os balões coloridos voam, dando um visual muito bonito para a revelação.

Biscoitinhos da sorte

Ideal para quem gosta do biscoito chinês, a guloseima traz, ao invés de números e provérbios, um bilhete indicando o sexo do bebê.

Raspadinha

Para realizar esse modelo, o guardião do segredo precisará encomendar cartões com raspadinha e distribuir para os pais e convidados. A parte divertida é que todos vão tentar raspar o mais rápido possível para descobrir, primeiro, a tão esperada notícia.

Ideias para decoração

Para não dar pistas e evitar qualquer suspeita, as decorações do Chá de Revelação costumam ter cores neutras ou mesclas de rosa e azul de forma equilibrada, com a mesma quantidade de balões e demais itens decorativos.

Dicas especiais

Para deixar esse momento ainda mais especial, existem algumas brincadeiras e atividades que podem incrementar o seu Chá de Revelação. E você também poderá modificá-las, conforme a necessidade ou criatividade:

Bolão

Com um quadrinho, lousa ou da forma que você achar melhor, os convidados podem dar palpites em relação ao sexo do bebê.

Vista o palpite

Um ideia divertida é pedir que os convidados compareçam vestidos com a cor relacionada que acreditam ser o sexo do bebê. Ficará bem visível e divertido saber qual será a aposta da maioria.

Seu palpite

Como cada convidado tem um palpite, entregue um item relacionado ao sexo do bebê de acordo com o “chute” de cada um. Para quem suspeita que seja um menino, pode ser uma gravatinha, bigode ou carrinho. Para menina, um vestido, laço ou boneca. Outra alternativa é distribuir grampos de roupa com a cor escolhida.

Roupa dos pais

Não é obrigatório, mas, para os pais que querem entrar “de cabeça” no clima da festa, uma opção é também mesclarem as cores escolhidas no visual, predominando cor-de-rosa e azul claro. Alguns pais também intercalam as cores, a gestante usando azul e o papai cor-de-rosa.

Presentes e lembrancinhas

Como você ainda não saberá o sexo do bebê, escolha itens neutros, que sejam válidos tanto para menina quanto para menino. Escolha os presentes que você sempre quis e oriente os convidados que precisam de sugestões. Lembrancinhas com temas relacionados a chupetas e fraldas, por exemplo, são interessantes. Algumas futuras mamães preferem criar dois tipos de lembranças, contemplando os dois sexos.

Prontas ou feitas por você mesma, o importante é que elas reflitam o clima e a essência da festa. Podem ser comestíveis, como docinhos, potes de doces e chocolates, ou úteis para os convidados, como são os bloquinhos de papel e sabonetinhos. Com certeza, todos vão adorar.

Alimentação

Como o Chá de Revelação costuma ser realizado no período da tarde, o mais comum é elaborar um cardápio de fácil manipulação e consumo. Uma sugestão é servir chás diversos, sucos naturais e águas aromatizadas, que estão se tornando populares e são bem refrescantes. Em relação à comida, geralmente é servido bolos, salgados, tortas, petiscos e sanduíches leves. Um modelo de bufê são as comidas finger foods, que os convidados podem comer com as mãos, sem a necessidade de pratinhos, e são muito bem-vindas em uma comemoração descontraída como essa.

Organização

Além da guardiã ou guardião do segredo, escale pessoas que possam te ajudar na organização do evento. Algumas gestantes se cansam e, nesse momento, toda ajuda é bem-vinda. Portanto, é importante contar com ajudantes, que podem ser amigas, familiares ou profissionais de evento contratados para te auxiliar.

Gostou das nossas dicas para o seu Chá de Revelação? Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma sugestão, deixe seu comentário.

1 comentário em “Chá de revelação: conheça essa novidade entre as mamães

  1. Se eu gostei? Adorei as dicas…!!! Fiquei até com vontade de fazer um chá de revelação (mas nem grávida estou)…hehee
    Beijinhos
    https://fuialiserfelizblog.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: