DICAS E CURIOSIDADES

Chá e café: você sabe qual é o melhor?

Certamente chá e café são bebidas que estão presentes na rotina da maioria dos brasileiros.

Ambos podem acompanhar um lanche ou serem servidos após a sobremesa. Mas você sabe quais são os efeitos de cada uma dessas bebidas no seu organismo? Sabe qual tem mais cafeína, por exemplo?

Confira abaixo as propriedades do chá e café e descubra qual é o melhor para você!

Chá

Vantagens: aliado do sistema imune

O chá tem benefícios interessantes para o corpo. Apesar da variedade de tipos, a maioria conta com uma boa quantidade de flavonoide, antioxidante que auxilia o organismo e o sistema imunológico a combater os temidos radicais livres, que enfraquecem nossas defesas e favorecem o envelhecimento precoce.

Os chás também contêm polifenois, compostos bioativos encontrados em alguns vegetais. Apresentam propriedades anti-inflamatórias e podem auxiliar a reduzir os níveis do “colesterol ruim” (LDL) e aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL).

Desvantagens: cuidado com os dentes

Os chás também possuem algumas desvantagens. Uma delas é que os pigmentos contidos na bebida estão entre os campeões no escurecimento do esmalte dos dentes. Ou seja, se consumidos em grande quantidade e de forma muito frequente, podem deixar os dentes amarelados.

Outro ponto é que não apresentam altos níveis de cafeína. Isso pode ser uma desvantagem para quem quer ganhar mais disposição e energia para a jornada de trabalho ou no final de semana.

Café

Vantagens: combate à falta de energia

O café, evidentemente, apresenta altos níveis de cafeína. Quando ingerida em quantidades adequadas, a cafeína pode ser muito positiva para a saúde física e mental de uma pessoa.

Uma xícara de café por dia, por exemplo, pode ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de doenças como a depressão.

O café também contém compostos benéficos como o ácido clorogênico e a trigonelina alcaloide. Essas substâncias ajudam na redução das taxas sanguíneas de glicose e na proteção contra o surgimento do diabetes tipo II.

Também são positivos para a memória, pois bloqueiam os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina, envolvido nos mecanismos da demência e do mal de Alzheimer.

Além disso, o café estimula a atividade intestinal, auxiliando a diminuir o risco de distúrbios digestivos como prisão de ventre, cálculos biliares e cirrose.

Desvantagens: melhor evitar antes de dormir

O café contém grandes quantidades de cafeína e isso pode prejudicar suas noites de sono. No inverno, quando as baixas temperaturas são convidativas para um cafezinho quente, qualquer um pode exagerar na dose e acabar ficando muito enérgico, especialmente se ingerir próximo da hora de dormir.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é o esmalte dos dentes. Apesar de mancharem menos do que os chás, o café também pode escurecer o sorriso e antecipar uma visita ao dentista. Por isso, não exagere!

Você percebeu que o chá e café têm diversas vantagens e desvantagens. Mas, se consumidos com moderação, são uma ótima pedida para relaxar e curtir os sabores. E se você tem um paladar refinado, confira alguns tipos de chás e cafés imperdíveis para dar mais sabor ao seu dia!

0 comentário em “Chá e café: você sabe qual é o melhor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: