DICAS E CURIOSIDADES

Harmonização de cervejas com pizza: isso é possível?

Quem não gosta de se reunir com os amigos para pedir várias pizzas, não é mesmo? Além de ser uma opção que agrada todo mundo, a pizza é um prato de ótimo custo-benefício e que, acompanhado de uma boa cerveja, torna-se ainda mais saboroso.

No post de hoje, aprenda a fazer a harmonização de cervejas com pizza,  uma combinação maravilhosa para o seu happy hour!

Como fazer a harmonização de cervejas com pizza?

Para começar, existem três ideias básicas que podem ser pensadas na hora de harmonizar cervejas com pizzas: a semelhança, o contraste e o equilíbrio.

Semelhança

Nesse caso, a harmonização acontece por afinidade de sabor entre as cervejas e as pizzas, podendo ser considerados como fatores a doçura, a acidez e os aromas frutados ou tostados.

Contraste

É possível também harmonizar pelas diferenças entre sabores e aspectos. Doçura e amargor, claro e escuro e leveza e robustez são alguns bons exemplos de contrastes.

Equilíbrio

Essa harmonização se dá pela consonância entre os tipos de cerveja e os sabores de pizza, por exemplo: cervejas suaves servidas com pizzas leves e delicadas.

Com base nessas dicas, a seguir mostraremos os tipos de cerveja que combinam com alguns dos sabores de pizza mais pedidos para você fazer uma harmonização perfeita. Confira!

Pizzas com queijos fortes

As pizzas à base de queijos mais fortes ou gordurosos combinam muito bem com as cervejas de teor alcoólico maior, pois elas eliminam a sensação de gordura na boca. A combinação fica ótima! Experimente fazer a harmonização com cervejas dos tipos IPA, Double IPA e Stout. Alguns exemplos são: Brasiliana Arretada IPA com pimenta, Madalena Double IPA e Madalena Stout.

Marguerita, muçarela e napolitana

As pizzas de sabores suaves combinam perfeitamente com as cervejas mais leves, como as dos tipos Pilsen, American Lager e Weissbier. Alguns rótulos interessantes para essa combinação são: Corona Extra, Eisenbahn Pilsen, Erdinger Weissbier e Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb.

Calabresa e lombo

Harmonize esses sabores de pizza, que são de paladar mais marcante, com cervejas amargas, refrescantes e lupadas, como as dos tipos American Pale Ale e American IPA. Dois bons exemplos são: Madalena American Pale Ale e Madalena IPA.

Pepperoni e frango com catupiry

Busque fazer a harmonização desses sabores com cervejas à base de malte para trazer um equilíbrio no paladar, principalmente com o toque picante do pepperoni. Algumas cervejas dessa categoria são as Brown Ale e as Belgian Pale Ale. Experimente fazer a harmonização com os rótulos Santa Muerte Nut Brown Ale e De Koninck.

Atum

Com um sabor bem característico, a pizza de atum vai muito bem com cervejas de caráter equilibrado de malte, com amargor e baixo corpo, como os tipos American Pale Ale e English Bitter. Duas dicas interessantes para harmonizar são as cervejas Clara Pale Ale e Brains Bitter.

Pizzas doces

Com as pizzas doces, a harmonização é mais fácil e variada, já que são muitas as possibilidades de sabores. No caso das tradicionais pizzas de chocolate e frutas, por exemplo, a harmonização fica perfeita com cervejas dos tipos Fruit Beer, Porter, Strong Dark Ale, Stout e Russian Imperial Stout. Boas cervejas para combinar com os sabores doces são a Insana Chocolate Porter e a Backer Julieta Fruit Beer.

Agora que você já sabe as melhores dicas para fazer uma harmonização de cervejas com pizza, é só colocar o conhecimento em prática! Reúna os seus amigos e, com eles, faça as melhores combinações, dos sabores mais suaves aos mais intensos.

Gostou de aprender com este post? Então que tal agora conferir algumas dicas de harmonização de cervejas com chocolate?

0 comentário em “Harmonização de cervejas com pizza: isso é possível?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: