BLACK FRIDAY DATAS ESPECIAIS DICAS E CURIOSIDADES

4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa conhecer

A Black Friday é, definitivamente, uma das datas mais aguardadas por consumidores e varejistas ao redor do mundo. O evento originado nos Estados Unidos é celebrado após o feriado de Ação de Graças e, no Brasil, está indo para sua sétima edição. A data, por sinal, faz o maior sucesso por aqui e, em 2015, movimentou cerca de 1,5 bilhão de reais!

A Black Friday promete descontos inimagináveis em qualquer outra época do ano. Nos Estados Unidos, as filas para adquirir os produtos chegam a ser quilométricas. Mas onde será que começou o evento? Por que ele vem logo depois do feriado de Ação de Graças? No post de hoje, respondemos a essas e outras perguntas. Vem com a gente e conheça quatro curiosidades sobre a Black Friday!

1. A Black Friday já foi assustadora

Quem escuta o termo Black Friday, uma das maiores “festas” do consumo, não faz ideia da sua origem. Na verdade, em um primeiro momento, a “sexta-feira negra” usava o adjetivo em sua antiga forma pejorativa, referindo-se a eventos ruins como calamidades e crises.

O termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos em 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores norte-americanos, James Fisk e Jay Gould, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O governo foi obrigado a intervir na situação, os preços caíram e, no processo, muitos grandes investidores perderam fortunas.

2. A Black Friday começou Big

Com a popularização do evento Big Friday, realizado por lojistas para aumentar as vendas entre o período de Ação de Graças e o Natal, as ruas da Filadélfia começaram a ficar transtornadas, tanto por veículos quanto por pedestres. O movimento passou a ser um infortúnio para os policiais da região.

Como vimos, o termo Black Friday era usado de maneira pejorativa pelas pessoas, e os policiais da região passaram a chamar o famoso Big Friday de Black Friday, devido aos transtornos que tinham que enfrentar durante a data. Os lojistas não gostaram nada disso e passaram a reinterpretar o termo, conforme veremos a seguir!

3. A Black Friday também é azul

Não satisfeitos com a interpretação pejorativa da força policial norte-americana, os lojistas começaram a dizer que o termo Black Friday fazia uma referência a “going back to black” que, no Brasil, seria equivalente a “voltar ao azul”, ou seja, sair do prejuízo para entrar em um período de lucratividade. Sim, os comerciantes mais uma vez se apropriaram do termo com a própria visão que tinham do evento!

4. A Black Friday foi da Filadélfia para o mundo

Por muitos anos, o termo Black Friday era praticamente restrito à Filadélfia, a maior cidade do estado norte-americano da Pensilvânia, embora também aparecesse em alguns outros locais, como Nova Jersey. Mas foi só a partir da década de 90 que o evento finalmente se espalhou e, aos poucos, começou a conquistar o mundo.

Em 2001, a Black Friday se tornou oficialmente a maior data do ano para as compras. Hoje, países como o Canadá e o Brasil já estabeleceram suas próprias versões do acontecimento – embora, aqui, as melhores ofertas sejam no e-commerce. O México, por exemplo, transformou-o no “El Buen Fin”, o bom fim de semana.

E então, gostou de conhecer as principais curiosidades sobre a Black Friday? O que você pretende comprar quando a data chegar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

0 comentário em “4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa conhecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: