DICAS E CURIOSIDADES

A importância da madrinha na vida da criança!

No dia 25 de novembro comemora-se o dia da madrinha. Embora não seja uma data tão lembrada como o dia das mães, por exemplo, é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a relevância dessa pessoa que exerce um papel tão fundamental na vida das crianças — e também dos adultos, por que não?

No post de hoje, vamos mostrar a importância de uma boa madrinha e o que se espera da pessoa que escolhemos para ser a segunda mãe de nossos filhos. Vamos lá?

Está sempre presente

É claro que os pais querem que a madrinha participe das datas marcantes na vida da criança. Assim, no aniversário, Natal e dia das crianças a presença é sempre obrigatória. Mas não é suficiente, claro. Além disso, se espera que a “dinda” apareça com frequência, independentemente de ocasiões festivas ou dias especiais. É importante que isso seja um hábito e torne a relação prazerosa para ambos.

É amiga do afilhado

Isso é quase uma consequência do “estar presente”. A boa madrinha, que participa ativamente da vida do afilhado, acaba se tornando uma de suas melhores amigas e, em alguns casos, até confidente. É alguém em quem se pode confiar, sem a rigidez geralmente imposta pelos pais. Uma madrinha-amiga é o sonho de qualquer afilhado.

Comemora o dia da madrinha

Na esteira das “datas especiais”, a dica é convidar o afilhado para um programa especial no dia da madrinha. Pode ser um lanche, uma sessão de cinema ou mesmo sair para brincar com o pet dele. Passar algumas horas juntos nesse dia ou fazer um programa especial mostra o quanto ela valoriza a condição e sente-se feliz por ter sido escolhida para esse “cargo”.

Ajuda na educação

Uma madrinha nunca é escolhida ao acaso. Os pais levam em consideração vários aspectos, que vão desde laços familiares até amizade. Qualquer que seja o motivo da escolha, no entanto, contam com a ajuda da madrinha na educação da criança. Especialmente nos momentos em que os pequenos começam a se achar “donos do mundo” e não querem mais ouvir os pais, a madrinha surge como um farol a iluminar o caminho do afilhado.

Ensina pelo exemplo

Assim como seguem o que os pais praticam, as crianças costumam ver na madrinha presente um exemplo a ser seguido. Assim, se deseja ensinar valores e educar com efeito, é importante que a “dinda” mostre que suas ações são coerentes com o discurso. A educação pelo exemplo é perene e mostra-se a melhor estratégia, sendo mesmo um guia de caráter e comportamento.

Mostra-se grata

Algumas pessoas se assustam quando são convidadas para batizar uma criança. Talvez pela responsabilidade que o papel exige, o fato é que nem todos ficam confortáveis com essa tarefa. A madrinha ideal, ao contrário, agradece pela escolha e mostra isso frequentemente, com ações que demonstrem seu prazer em ser madrinha e participar da vida do afilhado.

Ama incondicionalmente

Propositalmente, esse item ficou no final da lista. Ele pode condensar, em uma única expressão, todo o conteúdo das dicas anteriores. O amor incondicional não se ensina tampouco aprende; não pode se desejar tê-lo, apenas se tem. E uma madrinha sabe disso desde o dia em que recebe o convite. Ela ama seu afilhado acima de qualquer coisa e está disposta a se sacrificar pela felicidade dele. Sabe que as conquistas dele também serão suas e que têm responsabilidade pelo seu sucesso. Sem medo de errar, amar incondicionalmente é a qualidade que mais se espera de uma boa madrinha.

Nesse post, mostramos o que os pais esperam da madrinha de seus filhos e quais as características de uma boa dinda. Se possui essas qualidades, você está no caminho certo para ser uma excelente parceira de seu afilhado. Aproveite e no dia 25 de novembro o convide para comemorarem juntos o dia da madrinha!

Continue no nosso blog e veja também nosso post sobre como estimular a criatividade infantil! Até a próxima!

0 comentário em “A importância da madrinha na vida da criança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: