DATAS ESPECIAIS DICAS E CURIOSIDADES NATAL

Conheça a incrível história do Natal

O fim do ano se aproxima! Você começa a decorar sua casa para receber os amigos e familiares e deixar a atmosfera de cada ambiente com o espírito natalino. Mas você já parou para pensar em como surgiu a história do Natal e por que o comemoramos no dia 25 de dezembro? Ou então em como surgiu o Papai Noel?

Ficou curioso para saber as respostas? Continue a leitura e se surpreenda!

A história do Natal

Embora seja concebida como uma festa cristã, o Natal é tão antigo quanto a civilização e vem de, pelo menos, 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. Ele tem como princípio básico nas suas mais diversas representações a comemoração do solstício de inverno, a noite mais longa no hemisfério norte.

Nesse período, os pagãos festejavam o retorno do sol após um inverno rigoroso, o que representava a certeza de colheita nos próximos meses. Na Roma Antiga, fazia-se jantares fartos e troca de presentes entre os familiares enquanto cultos eram celebrados ao nascimento do deus Mitra, no dia 25 de dezembro.

Na Mesopotâmia, a comemoração chegava a durar mais de 12 dias. Já na Grécia, cultuavam Dionísio, o deus do vinho. Com o crescimento do cristianismo, os fiéis buscavam algo para fazer que batesse de frente com as celebrações do solstício — e colocar uma data cristã justamente nessa época era o ideal.

Foi assim que, a partir do século IV, quando o cristianismo virou a religião oficial de Roma, a Igreja Católica absorveu os festejos pagãos, associando a figura de Cristo ao posto que antes era das divindades pagãs, tornando-o a representação do retorno do sol, que trazia a salvação para a humanidade.

Por que é celebrado no dia 25 de dezembro

No dia 25 de dezembro, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, embora não haja nenhuma referência bíblica acerca da sua verdadeira data de nascimento. A escolha desse dia para celebrar esse momento está associada ao calendário do ciclo solar, que falamos há pouco, e da necessidade da Igreja em pôr fim aos cultos às divindades solares que permeavam aquele período.

Em 221 d.C., que o historiador cristão Sextus Julius Africanus teve a ideia de estabelecer a data como o nascimento de Cristo, revestindo, aos poucos, os festejos para o deus Mitra com o simbolismo cristão, especialmente quando o imperador Constantino acabou com a perseguição ao cristianismo. Logo, não tardou para que comemoração passasse a ser pelo nascimento de Cristo e não mais pela volta do sol.

Como surgiu o Papai Noel

Não há Natal sem o bom velhinho, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é a origem do personagem e por que ele se tornou tão famoso e associado a esse período. A história do Papai Noel foi inspirada em Nicolau Taumaturgo, um bispo da Turquia que viveu entre os séculos III e IV da era cristã.

Ele era conhecido por supostos milagres e pela sua generosidade com os mais pobres, especialmente as crianças. Reza a lenda que ele deixava pequenos sacos com moedas para elas próximo às chaminés de suas casas. Depois do seu falecimento, ele foi canonizado pela Igreja Católica e ficou conhecido como São Nicolau.

Sua associação ao Natal — e o seu costume de presentear os menores — começou na Alemanha, onde morava, e, aos poucos, se espalhou pelo mundo. Contudo, a imagem que temos hoje do Papai Noel com barba branca, vestes vermelhas e sempre sorridente foi fruto de uma propaganda da Coca-Cola, no século XIX, que buscou padronizar a figura dele com as cores da marca.

A história do Natal é repleta de curiosidades e adaptações ao longo dos anos. Porém, sua mensagem é extremamente valiosa: termos esperança por um ano ainda melhor e celebrarmos o amor e a união entre todos.

Agora, conte para a gente nos comentários: o que você vai fazer de especial neste Natal?

0 comentário em “Conheça a incrível história do Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: