ANO NOVO DATAS ESPECIAIS DICAS E CURIOSIDADES

Festa de fim de ano na empresa: como organizar, o que vestir e mais!

Um dos erros da diretoria de uma empresa é subestimar a festa de fim de ano. Além de entreter os funcionários elas também são importantes para motivar e aumentar a satisfação, diminuindo a alta rotatividade.

Neste post, daremos algumas dicas para que a organização e a participação da festa de fim de ano na sua empresa seja um sucesso. Traremos também alguns toques sobre o que você pode vestir, como se comportar e outras informações muito importantes para essa ocasião, confira!

Organize uma festa de fim de ano que agrade aos funcionários

No momento de organizar a festa, é preciso pensar no que os convidados irão gostar. Obviamente, é difícil agradar a todos, mas as músicas, os alimentos e até a decoração, deve ser pensada de forma que a maioria se sinta confortável.

Caso tenham funcionários adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo, por exemplo, deve haver a oferta de comidas que não contenham nada de origem animal. Além disso, se houver um conflito nos gostos entre a diretoria e os funcionários – o que não é uma regra, mas pode acontecer – deve-se optar por satisfazer os funcionários, que são o público-alvo do evento.

Outra dica é organizar o evento com meses de antecedência, pois será preciso analisar a capacidade, o serviço do buffet e, caso haja sorteio de brindes, também é preciso pensar em quais serão as melhores opções.

Deve ser feito ainda um cronograma com as atividades do evento, como o discurso da diretoria, brincadeiras e atividades de integração. Os espetáculos cômicos e musicais também são uma boa opção, embora eles acabem requerendo uma verba um pouco maior.

Caso a empresa opte por abrir o evento também para os familiares, é preciso levar em consideração algumas questões, como por exemplo, o fato de que as crianças precisam se manter entretidas para que os pais possam aproveitar o momento. Também será preciso planejar as atividades dos pequenos de forma minuciosa, já que eles se cansam rapidamente e acabam exigindo mais atenção.

Todo esse processo pode ser facilitado caso o setor de RH esteja envolvido na organização, pois eles são os que têm mais contato com os setores e podem saber como fazer para que a festa seja divertida para todos. Pode ser criada até mesmo uma comissão para organizar todo o evento.

Comporte-se adequadamente

Apesar de ser uma comemoração, é importante lembrar-se de que você está na presença de pessoas que trabalham com você e que suas atitudes podem te prejudicar profissionalmente.

Caso role uma paquera durante o evento, evite se expor, no máximo troque telefones. Apesar de ser uma ocasião um pouco mais informal, ela ainda exige uma postura profissional.

A bebida também deve ser consumida com moderação, mesmo que esteja sendo servida em abundância. Isso porque ela pode levar a atitudes que você não teria caso estivesse sóbrio e, em ocasiões como essa, é importante manter o controle.

Até mesmo a forma que você dança deve ser analisada, afinal, não há nada demais em se divertir, mas movimentos sensuais podem acabar transmitindo uma imagem negativa no local de trabalho.

Evite falar a respeito daquele colega de trabalho que você não gosta ou mesmo de um ressentimento com seu chefe. Apesar de todos estarem felizes e confraternizando, as chances de que esse “desabafo” se torne um problema são muito grandes.

Para evitar grandes transtornos, leia o código de conduta da empresa. Nele normalmente constam algumas orientações sobre a postura no ambiente de trabalho. Isso ajuda a evitar alguns deslizes durante a festa.

Vista-se adequadamente para a ocasião

Quando a data da confraternização começa a se aproximar, uma das maiores preocupações é com relação ao que vestir. Para começar a montar o look, primeiro é importante considerar questões como o tipo de festa. Um churrasco, por exemplo, exige um visual um pouco mais despojado, portanto, nada de escolher um salto 15 cm nem um terno e gravata.

Nesses casos, as mulheres podem optar por blusinhas de malha, calças de sarja, sandálias baixas e outras roupas mais simples. Já os homens podem escolher um mocassim sem meia, tênis ou um sapatênis, bermuda e uma camiseta pólo.

Caso seja uma festa à noite, o mais indicado é utilizar as roupas que não são extremamente elegantes, mas que não são também informais. É o chamado esporte fino. Um vestido básico e uma sandália de salto são ótimas opções!

Inove nas brincadeiras

Que tal neste ano preparar brincadeiras diferentes e surpreender a todos? O amigo secreto tem algumas variações que podem ser usadas para quem deseja fugir da mesmice.

O amigo ladrão costuma fazer bastante sucesso. Essa variação funciona da seguinte forma: cada um escolhe um presente que gostaria de receber e o embrulha. No dia da brincadeira, cada um irá tirar um número e o participante que recebeu o 1 começa escolhendo um pacote. Depois cada participante, em ordem numérica, escolhe um pacote e decide se quer ficar com ele ou trocar por algum outro que já foi escolhido.

Caso ocorra a escolha de um presente que já foi aberto, o outro participante precisa fazer a troca. É estipulado um número máximo de trocas para que não haja o problema de todos disputarem o mesmo presente.

Essa é apenas uma das várias sugestões, pois também podem ser feitas outras variações do próprio amigo secreto e até de brincadeiras como a dança das cadeiras, bingo e muitas outras.

É preciso usar a imaginação para conseguir organizar um evento que todos os colaboradores se sintam felizes e gere um engajamento maior, além de melhorar as relações interpessoais.

Lembre-se também, que a festa deve ser vista pelo funcionário como uma oportunidade de se divertir e não uma obrigação. Caso contrário, ela pode não cumprir com seu objetivo que é de fato agradar à equipe.

Antes de mais nada pergunte a si mesmo se você gostaria de comparecer a uma festa de fim de ano como essa que a sua empresa está organizando.

Caso você vá distribuir brindes, uma forma de fazer isso de forma facilitada e ainda agradar a todos é solicitar a ajuda da Found IT! Além das festas de fim de ano, também é possível se beneficiar da ajuda da empresa para presentear as secretárias executivas, fazer ações de marketing promocional, entre outras maneiras. Confira!

0 comentário em “Festa de fim de ano na empresa: como organizar, o que vestir e mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: