DICAS E CURIOSIDADES

Você sabe como harmonizar cerveja com comida japonesa?

Quem disse que a nossa paixão nacional não combina com comida japonesa? Com certeza, alguém que não sabe como harmonizar cerveja com sushi e sashimi.

Para fazer isso, o segredo está em equilibrar o sabor da bebida com o peixe cru, uma vez que ele tem sabor delicado e é o protagonista de muitos pratos nipônicos tradicionais.

Sabendo disso, o que você acha de deixar o saquê de lado na hora de apreciar uma boa comida japonesa e dar uma chance para a cervejinha? Confira as dicas que preparamos hoje e já marque um happy hour com os seus amigos para testar todas elas!

Como harmonizar cerveja com sushi

A melhor dica é partir para as cervejas produzidas com trigo, do tipo weissbier, a exemplo da alemã Erdinger. A composição leve dessas cervejas é perfeita para ressaltar o sabor do sushi, seja de salmão, peixe branco ou atum.

Como harmonizar cerveja com sashimi de salmão

O gosto do salmão cru é muito suave. Para não errar, é bom ser certeiro. Escolha a cerveja espanhola Damm Inedit, que tem carbonatação suave, sendo composta de malte de cevada e trigo. Com ela, você vai ter uma experiência muito mais gostosa: a leveza da cerveja não vai esconder o sabor delicado do peixe.

Como harmonizar cerveja com peixes gordurosos

Vai de salmão defumado e com pele ou qualquer outro corte de peixe mais gorduroso? Então, você precisará incluir uma cerveja com um grau de acidez mais alto ou, então, mais alcoolizada. Uma boa dica é fazer a combinação com uma cerveja de estilo Sour Ale, como a Mikkeller Mad Beer Sour, que leva em sua composição o yuzu, um fruto japonês bem azedo.

Como harmonizar cerveja com peixes e acidez

Há muitos cortes de peixes que são acompanhados por limão, como o sashimi de peixe branco. Nesses casos, para a harmonização, as melhores cervejas são aquelas que têm algum grau de acidez. As de estilo witbier, como a belga Hoegaarden, são perfeitas, porque muitas delas têm como ingredientes cascas de laranjas e raspas de limão siciliano.

Como harmonizar cerveja com lula

Sendo recheada ou não, a lula tem um sabor diferenciado e merece ser harmonizada com uma cerveja da melhor qualidade. Escolha a brasileira Madalena IPA, com aromas cítricos e herbais, e tenha uma ótima experiência de harmonização.

Como harmonizar cerveja com hot roll

Gosta do sabor adocicado e da crocância do sushi empanado? Então, na hora de pedir a bebida, opte pela Leffe Brown, cerveja belga de sabor encorpado. Ela tem notas de baunilha e cravo-da-índia e proporciona uma harmonização deliciosa quando apreciada com o hot roll.

Como harmonizar cerveja com camarão empanado

Novamente, a Damm Inedit entra em jogo para harmonizar com um fruto do mar, como é o caso do camarão empanado. Mas se quiser testar outra, uma ótima dica é italiana Birra Moretti, uma Premium Lager que, pela sua leveza, combina muito bem com petiscos.

Deu até água na boca, hein? O que acha de fazer uma surpresa para quem você gosta e dar de presente cervejas incríveis? E para complementar, peça um combinado de sushis e sashimis em um bom restaurante japonês. A gente tem certeza de que você não vai decepcionar na escolha.

E agora que você já sabe como harmonizar cerveja com comida japonesa, que tal aprender um pouco mais sobre o universo da harmonização? Confira as nossas 7 dicas para servir cerveja com queijo e bom apetite!

0 comentário em “Você sabe como harmonizar cerveja com comida japonesa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: