DICAS E CURIOSIDADES

Educação infantil: 5 erros que novas mamães não podem cometer

Educar os filhos certamente não é uma tarefa fácil, e costuma trazer muitas dúvidas. Qual a maneira certa de repreender um mau comportamento? Em que momento ser mais firme? Como se comunicar corretamente? A educação infantil é um período de aprendizado tanto para a criança quanto para os pais.

Por isso, preparamos um post com 5 erros que novas mamães não podem cometer. Confira:

Não disponibilizar tempo para momentos em família

A educação infantil tem a ver com paciência, e paciência tem a ver com disponibilidade para estar com a sua família. É nesses momentos que são construídas relações saudáveis de amor e de respeito com os filhos. Da mesma forma, eles respondem positivamente à convivência em família. Por isso, se você é ou conhece alguma mamãe atarefada, que separa pouco tempo para essas ocasiões, pode aconselhá-la a mudar de atitude.

Não conseguir se comunicar com seu filho

Você já ouviu falar em comunicação assertiva? É através dela que os pais estabelecem e fortalecem a empatia com os filhos, e para isso, é preciso criar conexões. Comunicar-se significa usar palavras, imagens e uma linguagem corporal compreensível para as crianças, e que as ajudem a se sentirem respeitadas como seres humanos.

Quando uma criança apresenta um comportamento negativo, por exemplo, não adianta nada gritar com ela. É preciso entender as razões daquela situação, conversar com a criança e orientá-la.

Liberar o uso excessivo de tecnologia

O uso de aparelhos eletrônicos como smartphones ou tablets pode até ser interessante para as crianças, mas é preciso limitar um tempo para isso. Os pequenos precisam sair, brincar ao ar livre, correr, e também ter contato com brinquedos infantis de cunho educativo, que estimulem habilidades como a inteligência e o raciocínio. Ao liberar o uso excessivo da tecnologia, as mamães estarão desestimulando o desenvolvimento pessoal e cognitivo dos filhos.

Desautorizar o pai na frente da criança

Imagine a seguinte situação: uma criança pergunta ao pai se pode brincar no pátio, e o pai concorda. Em seguida, a mãe afirma o contrário, e proíbe o filho ou a filha de sair. O que aconteceu nesta situação? A mãe desautorizou o pai na frente do filho, e isso gera uma sensação de conflito.

A criança pode entender que o limite imposto por um dos pais não é verdadeiro, e vai usar isso como ferramenta para conseguir outras permissões. Além disso, pode gerar um desrespeito da criança em relação ao familiar que é frequentemente desautorizado.

Repreender comportamentos usando o “não”

O uso excessivo do “não” acaba banalizando essa palavra, que deve ser guardada para momentos em que ela realmente faça sentido. Muitos pais repetem o “não” apenas como uma maneira de evitar comportamentos inadequados, sem refletir sobre o que a situação pede. O correto é utilizar o “não” em momentos em que a proibição pede uma posição mais firme, e não apenas como uma reação automática a algum comportamento ou hábito da criança.

Você deve ter percebido que a educação infantil é um processo delicado e complexo, que demanda atenção, amor, carinho e cuidado dos pais. Mas seguindo algumas dicas, é possível fazer da infância uma época de aprendizado tanto para as crianças quanto para a família.

O que você achou das nossas sugestões para não errar na educação dos filhos? Deixe sua opinião nos comentários!

0 comentário em “Educação infantil: 5 erros que novas mamães não podem cometer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: