DICAS E CURIOSIDADES

Como harmonizar cerveja com petiscos? Descubra aqui!

Sabemos que a cerveja acompanhada de um petisco é uma das paixões brasileiras, não é mesmo? Os dois dão super certo juntos e é ideal para um dia de encontro com os amigos ou um happy hour em casa. Você sabia que existem sommeliers que dão dicas de como harmonizar cerveja com petiscos de uma forma perfeita? Ficou curioso? Não deixe de conferir!

Como harmonizar cerveja com petiscos

A harmonização de cerveja com petiscos é bem simples de ser feita. Existem algumas dicas principais: Cervejas leves caem super bem com alimentos de sabores mais suaves e cervejas mais encorpadas buscam pratos com ingredientes de sabores mais fortes. A seguir, vamos falar de alguns tipos de cervejas e os petiscos ideais para harmonizar com elas.

Pale Ale

As cervejas desse estilo são, geralmente, mais encorpadas, de carbonatação moderada e com tonalidades e sabores variados. American Pale, English Bitter e Belgian & French Ale são alguns tipos. Por terem essa característica, são harmonizadas com ostras gratinadas, queijos semi-macios — como o gouda — lula à dorê, camarão frito, pizzas e porções com carne de porco. Experimente com as cervejas Madalena American Pale Ale e Eisenbahn Pale Ale.

Weiss (Weizen)

Produzidas com trigo, são cervejas muito leves, refrescantes, equilibradas e saborosas. É um estilo de cerveja muito bem aceito entre os brasileiros, por ser bastante versátil e combinar com pratos variados. Experimente fazer a harmonização com saladas, porção de salsichão, canapés, comida japonesa e até frutos do mar. Algumas cervejas que estão nesta categoria são: Eisenbahn Weizenbier e Erdinger Weissbier

Pilsen

Esse é o tipo de cerveja mais consumida no País, com características leves e suaves. Sua harmonização ocorre com petiscos variados e bem conhecidos, como batatas e pastéis fritos, azeitonas e conservas, queijos úmidos — como o minas frescal e a mussarela de búfala — e frango. Algumas cerveja do tipo Pilsen são a Corona Extra, Madalena Bohemian Pilsner e Bitburger Premium.

Koelsch

Uma cerveja típica alemã — com quase cem dias de maturação e uma alta fermentação — harmoniza perfeitamente com petiscos de sabor e aroma nobres e apurados. Alguns exemplos são joelho de porco, costelinha de porco e ostras. Experimente com a cerveja Fritz Koelsch.

Saison

Esse é um estilo de cerveja bem complexo. Devido a variedade de temperos que são adicionados, são  cervejas com sabores e aromas únicos. Alguns exemplos são: Cerveja Brasiliana Madureira Saison com Jabuticaba e a Cerveja Eisenbahn Saison, harmonizadas com queijos diversos, camarões fritos, mexilhões e também caranguejos.

IPA

Um estilo de cerveja muito fresca, com adição de lúpulo frutado e um finalzinho de amargor harmoniza super bem com acarajé e caldos diversos (experimente com caldo verde e caldo de feijão). Um exemplo de cerveja é a Madalena Double IPA, Madalena American Wheat

Agora que você já tem as melhores dicas de como harmonizar cerveja com petiscos, qual você vai escolher? Aproveite para chamar os amigos e ver se eles aprovam as suas escolhas! O melhor de tudo é que você pode fazer com vários tipos de cervejas e petiscos, agradando todo mundo!

Gostou? Deixe um comentário no post com a sua escolha!

0 comentário em “Como harmonizar cerveja com petiscos? Descubra aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: