DICAS E CURIOSIDADES

Crochê: conheça os seus benefícios para a saúde

Trabalho, estudos, namorado, amigos… No dia a dia, a rotina corrida acaba nos deixando muito ocupadas e sem tempo para dar atenção à nossa saúde. Para evitar o desgaste e diminuir o estresse, é preciso separar um tempo para alguma atividade que nos traga prazer, relaxamento e outros benefícios para o nosso corpo. Sabia que o chochê pode ser essa atividade?

A verdade é que as atividades manuais despertam nosso lado criativo, nos proporcionam um tempo de prazer e mantêm nosso cérebro ativo, semelhante ao que a prática de atividade física faz para o nosso corpo. Isso possibilita inúmeros ganhos em termos de saúde. E o crochê se encaixa perfeitamente nesse perfil.

Pesquisas indicam que o crochê pode trazer inúmeros benefícios para quem o produz, como redução do estresse e combate à depressão. Nesse post, te apresentaremos 5 benefícios que o crochê pode proporcionar. Confira!

1. Reduz o estresse

Quando fazemos um trabalho manual, esquecemos os problemas e relaxamos. Isso porque a atividade reduz a pressão sanguínea e libera os hormônios serotonina e dopamina, responsáveis por causar as sensações de prazer e bem-estar. Por isso, fazer crochê também é uma forma de ficarmos menos ansiosos.

2. Melhora a concentração

Por mais simples que seja, atividades manuais exigem muita atenção e concentração. Por isso, o crochê pode ajudar bastante pessoas que são ou estão muito agitadas ou que tenham dificuldade de concentração.

3. Favorece as articulações das mãos

Ao movimentar as mãos, estamos exercitando suas articulações. Esse exercício faz com que as ligações entre os ossos se mantenham lubrificadas, retardando o processo de envelhecimento e possíveis dores.

4. Ajuda a prevenir doenças degenerativas

Atividades que trabalham concentração e coordenação motora auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, pois fazem com que o cérebro se mantenha ativo. Ao produzir peças em crochê, a pessoa está trabalhando na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, por exemplo.

5. Combate a depressão

Afastar a depressão é mais uma vantagem de manter o cérebro em atividade. A atividade artesanal pode ser uma nova forma de dar sentido à vida, principalmente na terceira idade. Por isso, agulha e linha de crochê podem ser um presente zeloso e criativo para seus avós! Mas lembre-se de que, apesar do nosso exemplo, a depressão pode acometer pessoas de todas as idades.

É livre para todas as idades

Apesar de não estar diretamente relacionada à saúde física, essa é uma vantagem que merece ser destacada.

A melhor parte dos trabalhos artesanais é que todos podem fazer e desfrutar de seus benefícios! Como vimos nesse post, idosos podem se beneficiar do crochê para prevenir doenças geralmente ligadas ao envelhecimento. Adultos com rotina corrida podem usá-lo para aliviar o estresse e a ansiedade, se tornando mais felizes e concentrados.

Mas crochê não é coisa só de gente grande: é também uma ótima atividade para crianças! Sim, desde que elas já tenham idade para não se machucar com a agulha. É uma diversão que estimula o desenvolvimento infantil.

E não podemos esquecer da sensação de bem-estar que os produtos de crochê provoca nas pessoas. Presentear as pessoas que nos são especiais com esses produtos, por exemplo, costuma trazer bem-estar para os dois lados. E recebê-los é igualmente prazeroso.

Neste post, você aprendeu como o crochê pode ser uma excelente atividade para diminuir o estresse e a ansiedade e como ele traz inúmeros benefícios para a saúde. Viu também que tanto crianças, como adultos e idosos podem desfrutar dessas vantagens.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa técnica, que tal conhecer alguns presentes supercriativos feitos com crochê! Você vai ficar inspirado!

0 comentário em “Crochê: conheça os seus benefícios para a saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: