CARNAVAL DATAS ESPECIAIS DICAS E CURIOSIDADES

Tudo sobre carnaval: curiosidades, destinos e mais!

O carnaval é uma festa típica que, apesar de existir em outros países, foi o Brasil que a tornou tão popular ao organizar tantos dias de diversão, música, brincadeiras, dança e muita arte por meio dos incríveis carros alegóricos nos desfiles das escolas de samba, que trazem muitos foliões que sabem tudo sobre carnaval.

No Brasil, há indícios de que o carnaval teve início ainda no período colonial, em que a festa era chamada de entrudo, uma tradicional comemoração portuguesa e que, na colônia, era festejada pelos escravos.

Enquanto os escravos passeavam pelas ruas com caras pintadas e jogando farinha e bolinhas com água nas pessoas, as moças de famílias mais ricas ficavam, da janela, observando o movimento e jogando água em quem brincava na rua.

Passaram-se os anos e a festa foi trazendo a cara do Brasil para a avenida e hoje é uma das comemorações mais populares do mundo.

Se você curte o carnaval e quer saber mais curiosidades sobre esse feriado de muita festa, quais são as melhores cidades para curtir e como você pode festejar, continue lendo esse post, separe sua serpentina e prepare-se para o carnaval!

Tudo sobre o carnaval: curiosidades

O rei momo

No Império Romano, em que esse tipo de festa já acontecia, os nobres, escravos e populares se misturavam pelas ruas para comemorar. Porém, um escravo era sempre o destaque, que era nomeado como o comandante da festa.

A origem da palavra carnaval

Você sabia que a palavra carnaval deriva do latim, carnis levale, que significa “tirar a carne”? O nome da festa, como se pode imaginar, foi criada pela igreja Católica a fim de promover o jejum de carne durante a quaresma e também dos ditos prazeres mundanos.

A igreja estipula o calendário

O carnaval não tem uma data fixa, é sempre agendado para que aconteça 40 dias antes da páscoa. Justamente pelo motivo da quaresma, em que muitas pessoas aproveitam para fazer algum tipo de jejum.

O carnaval chique

Quem acompanha o carnaval dos dias atuais jamais poderia imaginar que essa era uma festa em que as pessoas vestiam suas roupas de gala. Quem fazia parte da alta classe e queria participar da comemoração, visitava os elegantes bailes de carnaval, que eram inspirados nas festas de Veneza e de Paris.

A primeira marchinha

Quem compôs a primeira música de carnaval foi Chiquinha Gonzaga, em 1889. Até essa data, as músicas cantadas na festa eram canções antigas de compositores desconhecidos. A música escrita pela compositora você certamente conhece: “Ô Abre Alas”, feita especialmente para o grupo Rosas de Ouro.

As melhores cidades para curtir a festa

Salvador

O mais famoso carnaval do Brasil só poderia acontecer na terra do axé, em Salvador, na Bahia. A festança começa cedo para quem tem fôlego, já que começa semanas antes da data oficial do carnaval. Além da energia, do clima e da tradição da cidade em ter o melhor carnaval do Brasil, Salvador também conta com trios elétricos de grandes nomes do axé, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e dos clássicos baianos, Timbalada e Olodum.

Rio de Janeiro

A capital carioca também sabe fazer festa quando o assunto é carnaval. Além dos blocos divertidos de rua, a fama do Rio está, mesmo, na avenida. As mais famosas escolas de samba desfilam seus carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte, que passam desfilando e dançando ao som de seu samba-enredo. Quem já assistiu aos desfiles na Sapucaí diz ser uma experiência inesquecível.

Ouro Preto

A cidade mineira também não fica de fora do carnaval: a cidade universitária não poderia deixar de ser mencionada na lista, já que os estudantes fazem questão de ficar por lá para curtir a folia. Com blocos e muita animação, quem é apaixonado pelo bom e velho carnaval de rua não pode perder a oportunidade de festejar essa data em Ouro Preto.

São Luiz do Paraitinga

Se você visitar São Luiz do Paraitinga, que fica no interior de São Paulo, fora da época do carnaval, não acredita que a cidade que tem apenas 10 mil habitantes se transforme em uma enorme festa, que já chegou a receber 150 mil pessoas nesse período. As marchinhas e o clima de carnaval de rua é o que impera por lá, que garante diversão nos 4 dias de festa.

Olinda

Em Pernambuco também tem muito carnaval e é em Olinda que acontece uma das festas mais folclóricas do país. Com os tradicionais bonecos gigantes, com mais de 2 metros de altura, a festa acontece pelas ruas da cidade e já reuniu mais de 1 milhão de pessoas.

Ideias para quem não vai viajar

Curtir o carnaval em casa com amigos

Mesmo que você não vá viajar ou não goste de frequentar as festas típicas dessa época do ano, uma boa ideia é curtir em casa com os amigos. Organize uma festa com boa música e aproveite os dias de folga para se divertir à sua maneira.

Bloquinhos de rua

Quem não vai viajar pode aproveitar a nova onda dos bloquinhos de rua que vêm crescendo em muitas cidades do país. São Paulo e Belo Horizonte são bons exemplos de cidades que adotaram a diversão com os blocos de carnaval e conquistaram os foliões, prometendo trazer novidades e mais festa a cada ano.

Relaxar

Mesmo que o carnaval seja época de curtir, pular e dançar, algumas pessoas preferem usar esse tempo para relaxar, afinal, é um feriado prolongado que merece ser bem aproveitado, não é mesmo? Se esse é o seu caso, aproveite para passear pelos museus, que certamente estarão mais vazios, assim como os parques e as feiras da sua cidade.

O Brasil oferece opções para curtir o carnaval para todos os bolsos e gostos. A folia não tem hora para acabar nessa época do ano e a ordem máxima é se divertir, seja onde e como for. O país inteiro para nessa época do ano, para apresentar as melhores festas, feitas por quem entende tudo sobre carnaval. Se você é um amante dessa comemoração, vale a pena se jogar e aproveitá-la ao máximo!

Para você, qual é o melhor jeito de curtir o carnaval? Você prefere bloquinhos, trios elétricos ou curtir numa boa em casa? Deixe sua resposta para nós nos comentários!

0 comentário em “Tudo sobre carnaval: curiosidades, destinos e mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: