DICAS E CURIOSIDADES

8 curiosidades sobre cerveja que você não conhecia

Que cerveja aguça o paladar e um bom papo ninguém pode negar. Melhor ainda quando o assunto é exatamente a bebida. Afinal, de artesanais a encorpadas, clara, escura ou pilsen, ela faz companhia nos melhores momentos e é apreciada pelos quatro cantos do mundo.

Diante da riqueza do tema, vamos abordar neste post oito curiosidades sobre cerveja que certamente vão enriquecer o seu rol de assuntos para o próximo encontro com os amigos. Quer saborear esta leitura? Então venha com a gente!

1. A origem

Diante das atuais 20 mil marcas de cerveja você sabe em que parte do mundo ela surgiu? Alemanha, Suécia, Bélgica ou Egito? Pois saiba que essas alternativas estão longe da realidade, pois relatos históricos apontam que a primeira versão da bebida tenha surgido na Suméria, hoje Iraque, na antiga Mesopotâmia.

Segundo inscrições feitas em pedras, uma fermentação acidental teria dado origem a primeira experiência por volta de 1.800 a.C. Havia até um hino em homenagem a Ninkasi, a deusa da cerveja. Eis que desde o início a bebida sempre estimulou a criatividade!

2. Bolhas ao redor do copo

Nem pense que as bolhas ao redor do copo fazem parte da consistência da bebida. Pelo contrário. Na realidade, são bolhas de CO2 em circunstância de reações físico-químicas ocasionadas principalmente por sujeiras, como gordura, riscos e até leveduras contidas no copo.

Portanto, quando as bolhinhas aparecerem troque logo de copo. Afinal, nada melhor do que apreciar a sua cerveja em um recipiente limpo e totalmente adequado à ocasião!

3. A melhor cerveja do mundo em 2016

Ela vem da Bélgica e conta com um teor alcoólico de nada menos de 10,2%, digno de deixar muita gente bem mais alegre em menos tempo.

De acordo com o site Rate Beer, que faz o ranking internacional, a melhor cerveja do mundo de 2016 foi a Westvleteren 12, mais escura e que possui o quádruplo de malte em comparação a cerveja comum. Já experimentou a sua?

4. A melhor cerveja brasileira de 2016

Sendo um dos principais produtores de cerveja do mundo, o Brasil não fica atrás de muitos países tradicionais na produção da bebida dos deuses.

O ranking da Rate Beer concedeu a Tupiniquim Monjolo Imperial Porter o título de melhor cerveja nacional em 2016. Ela é feita de castanhas, caramelo, café e baunilha e foi avaliada pelos apreciadores do site. Que tal fazer a sua avaliação?

5. A cerveja mais cara do mundo

Quando o dinheiro está curto, muita gente escolhe os rótulos mais em conta no bar. Agora, quem tem de sobra para gastar pode apreciar a La Vieille Bon Secours, que tem um preço tão grande quanto seu nome: US$ 1.000 a garrafa.

Ela é tão cara que só existe em apenas um bar do mundo: o Bierdrome, em Londres. Essa é para poucos!

6. Lúpulus X Maconha

As características biológicas em relação aos compostos da cerveja tem uma curiosidade bem próxima da maconha.

Isso porque o lúpulo, utilizado na produção da bebida, é da família Cannabaceae, a mesma da Cannabis Sativa, uma das variações da maconha. Interessante a combinação?

7. Cerveja tem baixa caloria

Muita gente pode pensar que cerveja engorda, mas na verdade, o que gera as barrigas salientes são os aperitivos que acompanham a gelada e também o exagero no consumo da bebida.

Quem bebe com moderação, apreciando os diferentes tipos de cervejas, não engorda, pois um copo conta com apenas 120 calorias, a metade de uma taça de vinho. E a cerveja ainda conta com compostos orgânicos saudáveis à saúde, como antioxidantes, vitaminas e sais minerais.

8. Cerveja em pé gela mais rápido

Para quem achava que manter as garrafas deitadas no freezer ajudava a gelar mais rápido, aí vai mais uma curiosidade: a melhor posição para atingir a temperatura ideal é de pé.

Dessa maneira, a superfície de contato do líquido com o ar é menor. Outra dica é sempre manter um resfriamento gradual, ou seja, freezer somente poucos minutos antes de abrir a gelada do dia!

Depois de ler este post, que tal aprender a harmonizar cervejas com pizza? Será possível? Veja em outro artigo nosso!

0 comentário em “8 curiosidades sobre cerveja que você não conhecia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: