DICAS E CURIOSIDADES

Harmonização de cervejas com sobremesas: como fazer?

Quando há uma comemoração ou até mesmo uma reunião de amigos e a bebida principal é a cerveja, a última coisa em que pensamos é a sobremesa, não é mesmo? Estamos habituados a consumir alimentos salgados nesses momentos e mal sabemos que um docinho vai superbem! Se assim como nós você também não imaginava essa combinação, confira agora algumas dicas sobre como harmonizar cerveja e sobremesas!

Sobremesas com chocolate

As cervejas do estilo Stout, geralmente escuras e tostadas, têm um sabor bem característico que lembra café, caramelo ou até mesmo chocolate meio amargo, como é o caso da Madalena Stout. A harmonização desse tipo de cerveja é feita com sobremesas feitas de chocolate, por exemplo um petit gâteau ou uma torta mousse. A combinação se dá porque os sabores são equivalentes, provocando uma ótima sensação no paladar. Não deixe de experimentar.

Harmonização de cerveja com doces à base de banana

A combinação de sobremesas à base de banana, torta de banana, cuca e banana flambada dá supercerto com cervejas do estilo Weizen (ou Weissbier), como a Madalena Weiss. Essa cerveja é bem refrescante, possui alta fermentação, com um leve sabor de trigo e aromas de banana e canela. A combinação é perfeita! Experimente também com outras cervejas do estilo, como é o caso da Eisenbahn Weizenbier e da Erdinger Weissbier, leves e refrescantes.

Cheesecake

Uma deliciosa sobremesa feita à base de queijo cremoso e com uma incrível calda doce, geralmente de frutas, não poderia ficar de fora da harmonização. Dessa vez, a cerveja escolhida é um chope, o Stark Bier, de alto teor alcoólico. As cervejas que apresentam uma graduação alcoólica maior em gera vão superbem com pratos mais cremosos. Essa combinação acontece porque a bebida limpa a gordura deixada pelo creme no céu da boca. Outras cervejas do estilo Strong Ale também podem ser experimentadas, como é o caso da Eisenbahn Strong Golden Ale.

Tortas cítricas

A combinação de tortas de limão, de tangerina e de laranja pode ser feita com as cervejas do estilo Witbier, como é o caso da Hoegaarden Witbier. Em geral, são cervejas bem refrescantes, aromatizadas, com sementes de coentro ou raspas de laranja. O aroma da cerveja é complementado com os sabores das sobremesas cítricas, provocando uma experiência maravilhosa ao paladar!

Bolos

Os tradicionais bolos de baunilha, laranja, cenoura etc., com recheios simples, combinam superbem com as cervejas do estilo Pale Ale, por exemplo uma Madalena American Pale Ale. Essas cervejas possuem um sabor floral, frutado e cítrico, e é exatamente isso que faz a combinação acontecer. Geralmente são encorpadas, tem o álcool levemente perceptível e carbonatação moderada.

Dicas dadas, agora é só você começar a praticar! Lembre-se de que você não deve se prender a uma única combinação. É interessante que você esteja sempre testando formas harmonizar cervejas com sobremesas. Uma ideia infalível é fazer a combinação com elementos semelhantes, ou seja, ingredientes parecidos tanto no doce quanto na bebida.

Gostou desse post? Comente conosco se você conhece mais alguma deliciosa combinação! Não deixe de conferir outras dicas sobre a harmonização de cervejas com chocolate. Até a próxima!

0 comentário em “Harmonização de cervejas com sobremesas: como fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: