DICAS E CURIOSIDADES

Aprenda como escolher quadro para sala

A escolha certa de um quadro para sala pode mudar completamente o ambiente e dar mais personalidade à decoração de uma casa. Para marinheiros de primeira viagem, muitas vezes, surgem diversas dúvidas na hora de escolher o modelo, tamanho e, principalmente, local onde o acessório deverá ser exposto.

Uma dica muito importante para saber se aquela parede atrás ou em frente ao seu sofá é a certa para receber um quadro é sempre testar o espaço antes de martelar um prego ou gancho que servirá de suporte para a obra de arte. Como? Simples, recorte pedaços de papelão ou cartolina do tamanho exato do quadro que deseja usar de decoração e, com a ajuda de uma fita adesiva, aplique na parede.

Fazendo isso você conseguirá ter uma base de como ficará o local com o objeto e se a posição, altura e tamanho combinam com os demais elementos de decoração. Para facilitar ainda mais na hora de escolher o quadro ideal para a sua sala, basta seguir algumas regrinhas básicas.

Vamos ver quais são?

Siga o seu estilo

Compre sempre um modelo que combine com seu estilo e harmonize com os demais elementos que irão compor a sua sala. Não ligue para a opinião de terceiros e nem se prenda muito ao que dizem revistas e designers de interiores.

Lembre-se que é você quem irá conviver com o quadro, por isso, ele precisa ser uma peça que te dê satisfação e te faça feliz. Logo, se você for fã de Romero Britto e sonha em ter um quadro com os traços dele, compre! Já se seu estilo for extremamente minimalista e uma tela monocromática conquistar se coração, porque não usá-la?

Equilibre as cores

Preste muita atenção quanto às cores das paredes, tapetes, almofadas, cerâmicas e demais elementos de decoração. Tente manter um equilíbrio ou uma lógica usando uma escala de cores que se completem.

Claro que você pode ter uma sala bem colorida e alegre! Nesse caso use quadros com molduras mais sóbrias. Isso fará com que a gravura, foto ou os traços do quadro se destaque.

Paredes coloridas e com cores bem fortes como vermelho, laranja ou púrpura combinam perfeitamente com quadros de molduras brancas, por exemplo.

Faça composições

Por que ter um quadro apenas na parede se você pode ter uma bela composição com vários deles? Para quem deseja dar um toque moderno ao ambiente, nada melhor do que apostar em composições misturando diferentes tamanhos e estilos de quadros.

O legal nesse tipo de composição é misturas fotos, quadros com frases, gravuras, elementos em 3D e até mesmo molduras vazias.

Para quem quer manter uma sobriedade pode escolher molduras iguais para todos os quadros e montar uma composição com linhas retas. Os mais ousados pode misturas traços retos e molduras com estilo provençal de forma que tudo se conecte, mas sem estar exatamente tudo alinhado.

Dê destaque

Se você tem uma parede que já possui algum tipo de elemento como revestimento, pastilhas, papel de parede ou adesivos, escolha outra para colocar o quadro ou montar uma composição. Isso faz com que os elementos não “briguem” e nem que fique uma decoração confusa e poluída.

O ideal é sempre escolher uma parede lisa para colocar quadros, esculturas e demais itens de decoração. Isso faz com que o objeto se destaque e vire o ponto central da sala.

Fuja do lugar comum

Aposte em quadros diferentes dos comuns. Peças em 3D, revele e amplie fotos tiradas por você mesmo e use em sua decoração, quadros feitos em patchwork, mosaicos e composições feitas com uma única imagem – formando um verdadeiro quebra-cabeça.

Não tenha medo de ousar ou de misturar elementos diferentes na hora da decoração. Explore tudo até chegar a um resultado que verdadeiramente te satisfaça. Por isso, evite o mais do mesmo ou figuras e imagens genéricas que pouco dizem sobre você.

Escolher um quadro para sala não é nenhum bicho de sete cabeças, né? Baste seguir o seu instinto e apostar no seu bom gosto. Agora que você já aprendeu esse truque de decoração que tal aprender sobre Como aplicar o Feng Shui e trazer mais energia para a minha casa?

0 comentário em “Aprenda como escolher quadro para sala

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: