DICAS E CURIOSIDADES

Como harmonizar vinho com comida?

Sabia que um bom vinho é capaz de transformar um simples jantar em um jantar inesquecível? Além disso, pode mudar o humor de qualquer pessoa e é indispensável em um encontro romântico. A harmonização de vinhos com comida também pode tornar aquele happy hour em um momento muito agradável para você e os seus convidados. Saber fazer uma boa combinação de sabores surpreende o paladar e faz todo mundo querer mais. Ficou interessado? Confira agora como harmonizar vinho com comida perfeitamente!

Harmonização com petiscos

Os petiscos são pequenas porções servidas antes do jantar principal. Normalmente são utilizadas preparações que possam ser comidas com a mão. Torradinhas com patês, castanhas, queijos e embutidos são alguns exemplos de aperitivos que estão sempre presentes.

Como existe uma grande variedade, a harmonização acontece com bebidas coringas que possuem uma certa acidez, como é o caso do espumante (experimente com o Chandon ou o Bottega Gold) e do vinho branco, principalmente o Sauvignon Blanc. Alimentos mais gordurosos também aceitam vinhos tintos mais leves, como o Pinot Noir e o Valpolicella.

Carnes brancas e vermelhas

Existe uma variedade imensa na hora de harmonizar vinhos com carnes. Por terem um sabor mais intenso, as carnes vermelhas combinam com vinhos tintos que sejam mais fortes e encorpados, como Malbec (um exemplo é o vinho tinto Doña Paula Estate), Cabernet Sauvignon e Shiraz.

Já as carnes brancas dão super certo tanto com vinhos tintos mais suaves, como o Merlot, o Pinot Noir e o Tempranillo, quanto com vinhos brancos, como o Chardonnay e o Roussanne.

Peixes e fruto do mar

Como há vários tipos de peixes, crustáceos e moluscos, existem diferentes formas na hora de harmonizar. Pratos que levam moluscos, como ostras e mariscos, vieira, lagosta e caranguejo combinam muito bem com vinhos brancos leves, que complementam os sabores no paladar, como é o Pinot Grigio, Chablis e o Sauvignon Blanc, e também com vinhos verdes.

Já as preparações com camarão, sushi e peixe combinam com espumantes e vinhos brancos mais encorpados, por exemplo o Chardonnay. Se as preparações tiverem um molho de sabor intenso, vale harmonizar com um bom vinho rosé.

Massas e risotos

Essas preparações são muito versáteis e sempre agradam o paladar, por isso vão harmonizar com o vinho de acordo com os molhos e os ingredientes. Pratos que contenham molhos mais apimentados, combinam superbem com Sauvignon Blanc e Riesling.

Já os molhos com queijos e amanteigados pede um Syrah ou um Cabernet. Para os molhos mais ácidos que levam limão a harmonização também vai acontecer com vinhos brancos, como o Sauvignon Blanc.

Como harmonizar vinho com sobremesas

É possível sim fazer essa harmonização e o resultado final é incrível! Na maioria das vezes, o vinho do Porto cai superbem com qualquer sobremesa, mas é possível usar vinhos brancos doces de qualidade, como o Riesling e o Moscato. Alguns espumantes podem dar certo também, como Champagne Soux, Asti e Cava. Não deixe de experimentar!

Agora que você já sabe como harmonizar vinhos e comida, prepare um menu completo e faça um incrível jantar. Não se esqueça que, embora não seja uma regra, cada prato combina melhor com um certo vinho e é assim que você vai surpreender a todos os seus convidados ou ao amor da sua vida.

Você já teve uma experiência desse tipo? Deixe nos comentários! Queremos saber!

0 comentário em “Como harmonizar vinho com comida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: