A cada dia que passa, o comércio virtual tem evoluído mais e mais, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Contudo, mesmo com todo esse progresso, algumas pessoas ainda possuem um certo receio em adquirir produtos pela internet, devido a alguns mitos, ainda existentes.
E foi pensando nisso que separamos 10 mitos e verdades sobre comprar pela internet, para fazer você refletir e dissipar de sua mente esses “riscos” que mantêm muitos consumidores a um clique de distância das vantagens oferecidas pela internet. Vamos lá?
“Compras pela internet só podem ser realizadas através do cartão de crédito”
É mito! Muitas pessoas deixam de comprar algo que gostou, porque acham que não existe outra maneira de efetuar o pagamento, a não ser pelo cartão de crédito.
Pois bem, apesar de ser a preferência de quem realiza suas compras pela internet – até mesmo pela facilidade de parcelamento – existe também a opção dos boletos bancários.
Os boletos bancários funcionam da seguinte forma: você efetua a compra, imprime o boleto, efetua o pagamento, e depois que o recebimento é processado, começa a correr o prazo para a loja realizar a entrega do produto no seu endereço. Simples e seguro, não é?
Outra opção existente também é o débito online, por meio do qual, automaticamente, o consumidor é direcionado para o site do banco e, efetua a transferência.
“Não é seguro comprar pela internet”
É mito! Alguns consumidores pensam que comprar online é igual a roubo de identidade e que as lojas online não oferecem proteção para seus clientes.
A verdade é que todos os dias, as lojas e gateways de pagamento online procuram novas alternativas para garantir a proteção de seus potenciais clientes.
Para dissipar este mito, recomendamos que os consumidores verifiquem, antes de inserir seus dados, se o URL da página de checkout começa com https, para garantir que suas informações estejam protegidas.
Outras opções de verificação de segurança são:
- Procurar pelo CNPJ e endereço da empresa;
- Verificar as referências dos consumidores que já adquiriram algum produto da empresa;
- Analisar se o site oferece um canal de atendimento ao cliente eficiente.
“Na internet, há mais variedade de opções de produtos”
É verdade! Através da internet, você pode encontrar lojas do Brasil inteiro e não fica limitado somente às lojas que estão perto de você.
Com o crescimento do comércio online, as lojas virtuais têm aumentado cada vez mais e oferecendo os mais variados produtos e opções de presentes.
Então, se você quer comprar algo diferente e com um preço justo, para você ou para alguém especial, vale a pena fazer uma pesquisa na internet.
“Na internet é mais barato”
É verdade! Em razão da enorme concorrência no mundo digital, os produtos se tornam mais baratos que nas lojas físicas.
Isso acontece porque além da concorrência, o consumidor pode fazer uma análise comparativa de preço mais prática e rápida, diferente das lojas físicas, que para poder comparar preços, você precisa andar de loja em loja perguntando.
“Não existe devolução ou troca de produtos”
É mito! Se você adquirir qualquer produto pela internet, você pode efetuar a devolução, sem ter a necessidade de justificar o motivo que o levou a tomar essa decisão. Isso é defendido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Isso porque, como você não entrou em contato direto com o produto antes de comprá-lo, você tem o direito de devolver, se não gostar ou então efetuar a troca.
Lembre-se de que o prazo para você efetuar a troca ou devolução é de 7 dias, após o recebimento do produto. Porém, o produto deve encontrar-se em perfeito estado de conservação.
“A compra nunca será enviada ou entregue”
É mito! A maioria dos consumidores já pensaram sobre isso antes de fechar o carrinho. No entanto, as lojas virtuais sempre informam quando o pagamento foi confirmado e quando o produto será enviado.
Algumas lojas, ainda dão opções de rastreamento do produto, mas se não for esse o caso, sempre procure outros métodos para se comunicar com eles, se houver atrasos na entrega. Experimente e-mail, atendimento ao cliente online, bate-papo ao vivo, etc.
“A lei não protege quem compra pela internet”
É mito! O Código de Defesa do Consumidor protege todo o consumidor que adquire qualquer produto de uma loja online, assim como o que adquire em uma loja física, ou seja, não há diferença.
Portanto, se você tiver qualquer tipo de problema com uma compra online e não conseguir resolvê-la através do atendimento ao cliente, procure o Procon imediatamente.
“É preciso avaliar o valor do frete”
É verdade! Além de ser um fato verídico, ele é extremamente importante.
Por exemplo: Você adquiriu um produto na loja A, porém, somado valor do frete, o valor ultrapassa o preço do produto da loja B, ou seja, mesmo você adquirindo um produto mais barato, você acaba pagando mais caro por ele, devido ao valor do frete.
Consegue entender a importância de poder avaliar o frete?
Porém, existem também alguns sites que não realizam a cobrança do frete, se você efetuar uma compra a partir de determinado valor.
“É possível comprar roupas e sapatos”
É verdade! Apesar da impossibilidade de prová-los antes de comprá-los, existe sim essa possibilidade e esse é um dos nichos que mais crescem no mercado online.
Isso porque as pessoas estão dando preferência a comprar pela internet, justamente pelos motivos já expostos neste artigo, como:
- Preço baixo;
- Variedade de opções de produtos;
- Facilidade no pagamento;
- Possibilidade de devolução ou troca.
“Existem pessoas que só compram pela internet”
É verdade! Muitas pessoas escolhem adquirir seus produtos somente pela internet, por causa da comodidade que o comércio online traz.
Poder escolher o produto que você tanto quer, realizar o pagamento e recebê-lo no seu endereço, tudo isso sem sair de casa, é uma das maiores das vantagens, que fazem com o consumidor só queira comprar nas lojas virtuais.
Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda possuem muito receio em comprar algo pela internet. Porém, isso é algo que está se dissipando aos poucos, pois com as boas experiências que outros usuários estão tendo, a grande objeção do medo acaba sendo quebrada, fazendo com que, cada vez mais, pessoas comprem em lojas online.
A internet é um mundo com produtos diferentes e de qualidade, não deixe que o medo de algo não dar certo impeça você de comprar pela internet aquilo que você tanto quer.
Falando em comprar pela internet, o FOND IT! tem uma enorme variedade de presentes para todos os gostos e desejos. Confira agora os nossos produtos.
0 comentário em “Vai comprar pela internet? Esclarecemos 10 mitos e verdades”