DICAS E CURIOSIDADES

5 erros que prejudicam a organização da casa

Com um dia a dia cada vez mais corrido, precisamos otimizar nosso tempo em cada ação que desempenhamos. Pensar e planejar de maneira funcional na organização da casa ajuda nesse processo e facilita na hora de encontrar algo que precisamos, principalmente quando estamos atrasados para um compromisso, por exemplo.

Porém, muitas pessoas confundem organizar com arrumar ou limpar a casa. Quando arrumamos e limpamos os ambientes estamos apenas tirando do campo de visão objetos que estão espalhados e, com isso, eliminamos aquilo que é necessário jogar fora.

Organizar a casa vai além disso: significa pensar de forma racional e prática na hora de escolher os locais onde cada objeto deve ser guardado. Para te ajudar a organizar a sua casa, listamos 5 erros comuns e que você precisa eliminar da sua rotina!

1. Não pensar na funcionalidade

Quando resolvemos organizar um ambiente, devemos levar em conta a praticidade intuitiva para decidir onde cada objeto é colocado. Por exemplo, se você costuma se maquiar no banheiro não pode guardar seus itens de maquiagem no armário do quarto, pois, senão, toda vez que você for se maquiar terá que deslocar os cosméticos de um cômodo para outro.

Lembre-se que o ideal ao procurar algo é que não haja a necessidade de pensar muito para se lembrar aonde está armazenado. Os objetos de uso mais frequente precisam estar em locais de fácil acesso, onde você consiga pegá-los sem a necessidade de subir em escadas ou bancos.

2. Comprar organizadores em excesso

Caixas arquivo, organizadores de armário, gavetas e prateleiras desmontáveis. Esses itens são práticos e muito bacanas quando são bem usados. O que não pode acontecer é o uso excessivo e sem muito planejamento. Comprar um organizador sem saber antes exatamente o que você pretende guardar é um erro muito comum.

E, como consequência, você acaba tendo um acúmulo de “objetos dentro de outros objetos” que, por sua vez estão dentro de armário ou ocupando espaços preciosos dentro de salas, quartos ou áreas de serviço.

3. Organizar tudo no mesmo dia

Nunca tire um único dia para organizar a casa inteira de uma só vez. Primeiro, porque você vai acabar se perdendo em meio a uma montanha de coisas fora do lugar, o que pode fazer com que você se desconcentre e, ao final, não se lembre onde guardou peças importantes e de uso frequente.

Outro motivo para não fazer isso é o cansaço que esse tipo de “faxina” causa antes mesmo que metade dos itens esteja devidamente alocada. Com mente e corpo exaustos, você acaba por finalizar a organização no automático, ou seja, guardará tudo de forma inapropriada e sem critério, apenas para terminar logo e poder, enfim, descansar.

Pegue um cômodo da casa de cada vez para reorganizar e vá colocando tudo em ordem aos pouco. Pense bem onde cada item deve ficar e planeje pensando sempre na praticidade do seu dia a dia.

4. Ignorar espaços verticais na organização da casa

Paredes, portas de banheiros e de armários acabam sendo esquecidas, porém, são importantes elementos que ajudam na organização de uma casa. Ganchos e suportes podem ser perfeitamente aplicados para servirem como porta-toalhas, roupas, bolsas e eletroportáteis — como secadores de cabelos, chapinhas e demais itens.

Dentro de armários, esses tipos de ganchos também podem ser muito úteis, servindo para armazenar talheres grandes, pegadores de saladas, xícaras e canecas, facilitando o manuseio diário de itens e desocupando prateleiras.

5. Não aplicar personalidade aos ambientes

Para uma casa ficar devidamente organizada não precisa parecer um anúncio de móveis planejados digno de capa de revista. Por isso, nunca deixe de dar a sua personalidade aos ambientes.

Ou seja, não precisa estar tudo impecável, em cores neutras, dentro de caixas, armários e gavetas. Dê cor às paredes, use itens personalizados, decore cada cantinho com objetos que tragam boas recordações e aconchego.

Uma casa não é um hospital onde tudo precisa estar esterilizado e reluzente, sem alma! Não caia nessa armadilha de pensar que um local organizado é um lar sem graça e sem vida. Abuse de itens criativos!

Sons, imagens e aromas

Uma dica bacana para deixar a sua casa, além de bem organizada, com o seu estilo, é usar e abusar de elementos simples que transmitam uma memória afetiva aos ambientes e que passem a sensação de acolhimento tanto para quem mora na casa como para convidados.

Sons

Procure utilizar músicas ambientes, seja usando um aparelho de som, TV ou mesmo uma vitrola retrô. Coloque em um volume baixo que dê para as pessoas conversarem sem a necessidade de elevar o tom de voz. Música também é excelente para trazer tranquilidade para o sono de bebês e crianças.

Se você é adepta de práticas como ioga, meditação ou gosta de ambientes tranquilos para trabalhar, procure por objetos que tragam sons da natureza, como pequenas fontes ou delicados sinos do vento.

Imagens

Porta-retratos, murais de fotos, quadros e suvenires de viagens. Não reserve suas recordações em família ou de uma viagem inesquecível ao computador ou celular. Revele algumas fotografias que representem bem você e que te tragam boas lembranças. Pendure nas paredes fazendo composições, coloque em móveis estratégicos e preencha a sua casa com mais de você e de todos que você ama.

Quadros e fotografias de artistas diversos ou divertidos com frases ou citações também ajudam a criar um ambiente moderno e único.

Aromas

Nada melhor do que uma casa perfumada, não é verdade? Para isso, faça uso de aromatizadores de ambientes e dê a cada local da casa uma personalidade própria. O frescor do eucalipto para os banheiros, a delicadeza dos aromas cítricos para sala e a tranquilidade da  lavanda para os quartos.

Aromatizadores trazem a sensação de bem-estar para os ambientes e, o melhor, são fáceis de usar, possuem uma ganha enorme de aromas para todos os gostos e desejos e, no caso das velas, dão um charme todo especial a casa.

O que achou do nosso post? Ficou mais fácil agora manter a organização da casa? Quer conhecer mais dicas bacanas como essas? Então, não deixe de ler nosso artigo sobre como aromatizar a casa e transforme de vez seu lar em 2017!

0 comentário em “5 erros que prejudicam a organização da casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: