DICAS E CURIOSIDADES

Como fazer organização financeira pessoal? Descubra aqui!

Os brasileiros começaram 2017 com um aumento de 18,4% no número de famílias endividadas em comparação com 2016, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Alguns fatores como desemprego e descontrole com o cartão de crédito são apontados como causas. Porém, o grande fator é a falta da organização financeira pessoal.

Para se livrar das dívidas e manter a saúde financeira, é preciso planejamento e organização. Se você nunca monitorou as suas contas fixas, gastos esporádicos, poupança e investimentos, será necessário força de vontade, pois será uma mudança de hábito. Mas os frutos serão excelentes, e os benefícios virão a curto e longo prazo.

A seguir, listamos algumas dicas importantes para organizar sua vida financeira e fazer seus projetos e sonhos se realizarem. Acompanhe:

Saiba quanto você ganha

Antes de tudo, é importante ter sempre em mente quanto você recebe mensalmente. Nessa conta não entra apenas o salário mas também rendas extras (trabalho freelancer e pagamento de aluguéis, por exemplo) e rendimentos (poupança, tesouro direto, entre outros). Tenha na ponta do lápis o valor líquido, retirando impostos.

Faça o seu orçamento mensal

É importante reservar um dia para fazer o seu orçamento. Para isso, tome nota de:

  • despesas fixas;
  • impostos;
  • dívidas;
  • gastos esporádicos;
  • pagamentos.

Dessa forma, você terá consciência de quanto gasta mensalmente e poderá se planejar em relação aos períodos que têm valores mais altos nas despesas, como o mês de vencimento do IPVA e do seguro do carro.

Outra dica importante é anotar os gastos esporádicos, pois, ao final dos 30 dias, você poderá analisar para onde o seu dinheiro está indo e tomar providências.

Equilibre as suas contas

O recomendado é que, ao retirar o valor das suas despesas, sobre pelo menos de 10 a 20% da sua renda. Caso os seus gastos estejam superando a sua renda, está mais do que na hora de diminuir as suas contas. Sempre priorize o pagamento das dívidas antigas, verifique a possibilidade de parcelamento e defina o “dia D”, quando você estará livre dos débitos.

Aprenda a usar o seu dinheiro

Sabendo quanto ganha e quanto gasta e estando a caminho da quitação das dívidas, é hora de aprender a gastar o seu dinheiro de forma consciente. Economize e não compre por impulso. Se necessário, cancele os cartões de crédito.

Ao contrário do que muitos pensam, o cartão de crédito não é o grande inimigo da saúde financeira, mas, se não for utilizado com sabedoria, pode se tornar um vilão. Então, use-o com sabedoria ou ligue para o setor de cancelamento da sua operadora.

Guarde e invista

Com as contas pagas, resista à tentação de gastar o dinheiro que sobrou e poupe parte da sua renda mensalmente. Você pode incluir a poupança como uma conta a ser paga e depositar parte da sua renda para emergências ou para investimentos, como a compra de um imóvel os as férias em família. Trace objetivos e planeje-se para alcançá-los.

A organização financeira pessoal é um exercício diário e exige dedicação, mas manter o equilíbrio das suas finanças trará benefícios que vão além do saldo positivo na conta corrente, pois beneficiará a sua saúde emocional. Ao cumprir as suas metas, não deixe de comemorar e estabelecer prêmios pessoais para te motivar a seguir em frente.

Gostou das dicas ou quer tirar alguma dúvida? Deixe um comentário.

0 comentário em “Como fazer organização financeira pessoal? Descubra aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: