DICAS E CURIOSIDADES

Descubra como armazenar os chocolates

Para comemorarmos juntos o dia do chocolate, celebrado dia 7 de julho, vamos explicar aqui qual a melhor maneira de você armazená-los!

Essa é uma ótima dica para quando você recebe muitos chocolates de presente, por exemplo, e quer guardá-los para comer depois.

Já reparou que às vezes o chocolate fica esbranquiçado e perde o brilho? O chocolate é um alimento sensível ao calor, a umidade e a luz e por isso deve ser muito bem embalado. Seu sabor e aparência podem ser modificados caso você não tenha não certos cuidados.

Pensando nessa paixão mundial, o chocolate, fizemos um post com mais detalhes sobre como armazenar essa delícia que está sempre presente nas ocasiões mais especiais!! Vamos conferir?

1. Mantenha o chocolate sempre bem embalado

Quando for guardar um chocolate para comer depois você deve sempre embalá-lo muito bem a fim de evitar a entrada de ar, de umidade e dos odores dos outros alimentos.

Isso porque a gordura presente no chocolate absorve facilmente estes componentes que estão ao seu redor, fazendo com que o chocolate estrague rapidamente.

2. Guarde o chocolate em local seco e escuro

Além de embalar bem o chocolate, você deve guardá-lo em um local sequinho já que em local úmido ocorre o chamado sugar bloom, condensação que cria uma camada irregular na superfície do chocolate.

O local também deve ser escuro pois, em contato com a luz ou o ar, ocorre a oxidação e as gorduras se decompõem. Nesse processo muito do sabor do chocolate pode ser perdido.

Uma curiosidade sobre esse aspecto é que, por causa do maior teor de cacau, o chocolate amargo contém mais antioxidantes, o que faz com que tenha maior durabilidade. Interessante, não é mesmo?

3. Deixe sempre o chocolate em temperaturas entre 12 e 20 °C

A última dica é que você deve evitar deixar o chocolate na geladeira pois isso altera a qualidade do produto.

Claro que se o clima estiver extremamente quente podemos abrir uma exceção. Nesse caso, você pode embalar o chocolate em 2 sacos plásticos e aí sim colocar na geladeira.

Quando tirá-lo, mantenha a embalagem fechada por 2 horas para que ele volte aos poucos à temperatura ambiente, antes de entrar em contato direto com o ar.

O ponto crucial aqui é: em  grandes variações de temperatura durante o armazenamento ocorre o fat bloom e uma camada muito fina e branca de cristais de gordura se forma na superfície do chocolate, o que não afeta o sabor do seu chocolate, mas afeta bastante sua aparência.

Sabemos que a durabilidade dos chocolates depende muito dos ingredientes que foram utilizados em sua produção.

Claro que os chocolates que levam conservantes na sua composição vão durar bem mais do que aqueles que são feitos com ingredientes frescos, o importante é fazer o armazenamento correto para que eles durem o maior tempo possível garantindo as suas qualidades.

E agora que você já sabe como armazenar chocolates, que tal aprender um pouco mais sobre como escolher o melhor chocolate para presentear a amiga? Confira aqui no blog essa e outras dicas de como presentear!

0 comentário em “Descubra como armazenar os chocolates

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: