DATAS ESPECIAIS DIA DO HOMEM

Conheça a história do dia do homem

Todo mundo sabe de cabeça qual é o dia internacional da mulher, mas muitos desconhecem a origem do dia do homem. Ele tem o intuito de lembrar que ambos os gêneros são parte fundamental da sociedade e merecem cuidados, proteção e assistência.

Hoje trouxemos um pouco da história da criação dessa data especial, para que você fique por dentro e possa contar aos amigos e familiares por que esse dia é importante. Acompanhe!

Como surgiu a ideia

Na década de 90, o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev sugeriu a criação de uma data especial para homenagear os grandes homens de seu país que se destacaram no mundo através de importantes contribuições, sejam científicas ou de cunho social.

Simpatizante da proposta, Dr. Jerome Teelucksingh, decidiu levar a ideia à frente, universalizando a data e aumentando sua abrangência e significado. Apoiado pela Organização das Nações Unidas e por movimentos sociais, ele oficializou o dia 19 de novembro de 1999 como o início da celebração em Trinidad e Tobago, sua terra natal.

Onde é celebrado o dia do homem

Apesar de ser uma data internacional, nem todos os países a adotam oficialmente. Ao todo, 70 nações celebram esse momento, entre elas: Estados Unidos, Canadá, Holanda, França, Reino Unido, Espanha, Hungria, Dinamarca, Haiti, Trinidad e Tobago, Bélgica, Chile, Portugal, Argentina e Brasil.

No nosso país, inclusive, houve uma mudança no dia oficial, de 19 de novembro para 15 de julho. Outras nações também adotam outros momentos ou mesclam a celebração a antigas tradições, como acontece na Alemanha durante o Männertag, que une o dia dos pais ao dia dos homens.

Os objetivos e significados da data

Ao levar a celebração do dia do homem adiante, o Dr. Jerome buscava pôr em destaque a saúde masculina junto à comunidade internacional. Afinal, os homens morrem mais e se cuidam menos que as mulheres, como apontam pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e levantamentos do Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio).

Por meio de seminários, atividades, programas de TV, rádio e internet, passeatas, marchas, debates e campanhas promovidas pelos governos, tenta-se incentivar e conscientizar os homens sobre a importância de cuidar do corpo e da saúde. Um dos mais notórios exemplos diz respeito ao câncer de próstata, que atinge a uma grande parcela da população masculina que, por medo e preconceito, não busca o tratamento adequado.

Além disso, a data tem outros objetivos: comemorar as contribuições positivas para a sociedade, o meio ambiente e a família, destacar modelos masculinos positivos na sociedade, promover o equilíbrio e a igualdade de gêneros, e combater a discriminação sexista na comunidade.

O dia do homem serve para nos fazer refletir que eles desempenham papeis importantes na sociedade, e que o cuidado e zelo pelo bem-estar e a saúde é uma forma de valorizar o companheiro, o namorado, o amigo, o marido, o pai e todos aqueles que amamos. Por isso, não deixemos essa data passar em branco!

Agora, conta pra gente nos comentários: você já sabia como surgiu essa data?

0 comentário em “Conheça a história do dia do homem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: