DATAS ESPECIAIS

4 curiosidades incríveis sobre o Dia do Advogado

Comemorado no dia 11 de agosto, o Dia do Advogado homenageia os profissionais da área, pessoas que trabalham para representar a justiça, a liberdade e a cidadania.

Os advogados têm grande importância para a sociedade pois trabalham incessantemente para o equilíbrio social, eles realizam suas funções ao participarem da construção da justiça social.

Mas você sabe o significado da palavra Advogado ou o que é o Dia da Pendura? Então confira essas e mais curiosidades incríveis sobre o Dia do Advogado!! Continue a leitura e aproveite!

1. O Significado da palavra Advogado

A palavra advogado tem origem na expressão latina advocatus, resultado da junção entre o prefixo ad, que significa aproximação, e voco, que significa chamar.

Sabendo disso, entendemos que a palavra advogado significa o ato de ser chamado para atuar em conjunto com o autor ou o réu da ação. Interessante, não é mesmo?

2. A Origem do Dia do Advogado

O Dia do Advogado é comemorado, anualmente, em homenagem às duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, que foram criadas por D. Pedro I. em 11 de agosto de 1827: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Nessa época, como o imperador havia proclamado a Independência do Brasil em 1822 e criado, a primeira Constituição, em 1824, ele percebeu a importância, e até uma certa necessidade, de que formássemos profissionais brasileiros aptos a executar e aplicar as leis.

Em pouco tempo essas duas faculdades se tornaram os primeiros centros de formação de intelectuais. Nelas estudaram importantes pensadores como, por exemplo, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Castro Alves, Sílvio Romero, Tobias Barreto e muitos outros.

Agora que você já sabe que a origem do Dia do advogado é uma verdadeira celebração do início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro, descubra o que é o Dia da Pendura!!

3. O que é o Dia da Pendura?

O dia 11 de agosto também recebeu, posteriormente, o apelido de Dia do Pendura, pois na época em que surgiram as primeiras escolas de direito, os comerciantes da região, em comemoração ao Dia do Advogado, decidiram que os jovens estudantes não precisariam pagar pelo o que consumissem. Assim, até hoje, em muitas faculdades de Direito do Brasil, os estudantes costumam comer e manter a tradição de não pagar a conta.

Após o final da refeição, eles dizem: “Garçom, tira a conta da mesa e bota um sorriso no rosto, seria muita avareza cobrar do 11 de agosto! ”.

Curiosamente, no Brasil também se comemora, no dia 11 de agosto, o Dia do Garçom. Dizem que é como uma forma de reconhecimento pelo trabalho redobrado que eles têm no dia do pendura.

4. Outra data em que se comemora o Dia do Advogado

Além do dia 11 de agosto, outra data em que se comemora o Dia do Advogado é dia 19 de maio, data em que o padroeiro desses profissionais, o Santo Ivo, faleceu.

Santo Ivo nasceu em 1253 foi estudante de direito já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans.

Ele tinha preferência pelo direito civil e canônico, e por meio de seus estudos e da sua formação jurídica, atuou nessas áreas em defesa de pessoas que não tinham condições de pagar por assistência judiciária e por isso ele era conhecido como o “Advogado dos Pobres”.

O padroeiro dos advogados também seguiu carreira de sacerdote e atuou como juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Mesmo assim ele nunca deixou de ajudar os mais desfavorecidos.

Como sacerdote, ele seguiu nessa missão com a construção de um hospital, onde tratava dos enfermos. Santo Ivo, padroeiro dos advogados, é um exemplo para todos os profissionais pois trabalhava com o objetivo de construir um futuro melhor para todos.

Gostou de conhecer essas curiosidades incríveis sobre o Dia do advogado? Então compartilhe com seus amigos e colegas advogados, para que eles também saibam mais sobre esta profissão tão importante!

Quer saber mais curiosidades? Confira o nosso texto sobre 4 curiosidades sobre o dia das crianças!!

 

 

 

 

 

 

 

0 comentário em “4 curiosidades incríveis sobre o Dia do Advogado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: