DICAS E CURIOSIDADES

12 Mitos e Verdades sobre a Cerveja

Que a Cerveja é uma das bebidas favoritas do brasileiro, tudo mundo já sabe. Pode reparar, não há mesa de bar, churrasco, festa ou confraternização em que ela não esteja.

Mesmo sendo uma bebida tão presente, muito do que se fala sobre ela nem sempre é verdade. Esqueça, por exemplo, aquele mito de que Cerveja dá barriga ou que ela tem que ser bebida sempre muito gelada! Está surpreso?

Para desvendarmos todas as questões sobre essa bebida tão amada por todos, fizemos uma lista com 12 mitos e verdades sobre a Cerveja!

Continue a leitura e descubra tudo sobre a bebida mais amada e consumida no Brasil!

1. O lúpulo da Cerveja é um conservante natural

VERDADE

O lúpulo inicialmente foi adicionado à receita de Cerveja por ser um poderoso conservante natural.

É claro que o amargor proporcionado por esse ingrediente tem o seu valor no paladar, mas o lúpulo esteve presente inicialmente na criação de muitas Cervejas por conta dessa característica de conservação.

2. Chopp é a mesma coisa que Cerveja

VERDADE

O Chopp e a Cerveja são a mesma bebida! A diferença é que a Cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade.

Já o Chopp, não passa por esse processo e por isso tem um prazo de validade menor.

3. O colarinho tem um papel importante

VERDADE

O colarinho, além de manter a temperatura, ajuda a minimizar a oxidação e a perda de gás da Cerveja, garantindo que não ocorra nenhuma alteração em seu sabor e aroma.

Mas não precisa exagerar! Uma espessura de dois dedos é mais do que suficiente.

4. Não existe copo específico para tomar Cerveja

MITO

Para que você aproveite os diferentes sabores e aromas das Cervejas, pode ser muito interessante que você utilize um copo adequado.

Um bom exemplo é que os copos de boca fechada são utilizados para Cervejas menos aromáticas, enquanto bebidas com mais aroma pedem recipientes com bocas mais largas para que ele se volatilize e chegue ao nariz.

5. Cerveja é uma bebida de baixa caloria

VERDADE

Se comparada com outras bebidas, como o Vinho, por exemplo, a Cerveja pode ser considerada uma bebida de baixa caloria.

Uma taça de Vinho tem 240 kcal, enquanto uma taça de Cerveja tem pouco mais da metade disso, 123 kcal. Além disso, a Cerveja possui os mesmos compostos orgânicos benéficos à saúde que o Vinho como antioxidantes, vitaminas e sais minerais.

6. Devemos colocar a Cerveja deitada na geladeira para gelar mais rápido

MITO

Cervejas devem ser armazenadas em pé para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor e assim diminua a sua oxidação. Além disso, no caso das Cervejas especiais, ela deve ficar em pé para que as leveduras decantem no fundo.

Lembre-se sempre que a Cerveja deve ser resfriada gradualmente, ou seja, devemos colocá-la na geladeira e passar para o congelador só um pouco antes de ser consumida.

Dica de ouro para gelar Cervejas: mantenha as garrafas ou latas nas prateleiras da geladeira e não na porta, pois a porta é um lugar mais suscetível às mudanças de temperatura.

7. A Cerveja tem que ser servida sempre muito gelada

MITO

Cada estilo de Cerveja tem uma temperatura ideal que é, geralmente, indicada no rótulo.  Existem algumas Cervejas que devem ser servidas bem geladas, e outras que devem ser saboreados em temperatura ambiente.

Isso acontece porque a bebida muito gelada pode acabar anestesiando um pouco as papilas gustativas da língua, comprometendo assim a percepção do sabor.

O mais importante e que você beba do seu jeito, se você gosta sempre bem gelada não há nada de errado nisso!

8. Cerveja congelada deve ir para o lixo

MITO

Caso você esqueça a Cerveja no congelador, certifique-se de que ela não está estourada. Se estiver, pode jogar no lixo, mas se não tiver está tudo bem!

Coloque-a na geladeira e espere uns dois dias para abri-la. Dessa maneira suas características e sabor estarão perfeitamente iguais! Ufa!

9. O sol estraga a Cerveja

VERDADE

Essa é verdade verdadeira! A exposição à luz prejudica a qualidade da bebida, pois acelera o envelhecimento.

O vidro pode até oferecer alguma proteção contra os raios do sol, mas ele não funciona 100%. Por isso, sempre guarde a Cerveja em lugar escuro e fresco! Combinado?

10. Cerveja dá barriga

MITO

Esse talvez seja o mito mais famoso no mundo inteiro! Já está mais do que comprovado que a Cerveja não dá barriga.

Estudos mostraram que o que engorda não é a Cerveja, mas sim os alimentos gordurosos, como petiscos e frituras, que são frequentemente ingeridos com a bebida em bares.

11. Cerveja não combina com um estilo de vida balanceado

MITO

Assim como o Vinho, a Cerveja é feita de ingredientes naturais. A cevada, o malte e o lúpulo, são ricos em vitaminas, minerais, que fazem muito bem para a sua saúde.

Apenas seu consumo excessivo pode ser considerado prejudicial para um estilo de vida balanceado.

12. Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata

MITO

O produto é o mesmo, porém, como já vimos anteriormente, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de como a bebida é conservada e refrigerada.

Além disso, à longo prazo, a vantagem da lata é ela isola a luz, um dos inimigos da Cerveja, pois como já vimos aqui, acelera o envelhecimento da bebida.

Quais desses mitos e verdades sobre a Cerveja mais te surpreenderam? Conta pra gente!

Quer saber mais sobre Cerveja? Leia 8 curiosidades sobre cerveja que você não conhecia!!

0 comentário em “12 Mitos e Verdades sobre a Cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: