
O casamento é uma cerimônia que celebra a união, o companheirismo, a comunhão e, principalmente, o amor! Muito conhecido por ser uma celebração marcante, ele é repleto de tradições que carregam consigo diversos significados.
Os deliciosos bem-casados que são distribuídos no final da festa de casamento, por exemplo, não estão lá à toa. Eles fazem parte de uma das tradições mais famosas dessa ocasião e representam algo muito especial!
Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura e entenda a tradição de oferecer bem-casados no casamento! Vamos lá!!
A origem do bem-casado
Sabemos que o bem-casado é um doce de origem portuguesa.
Acreditamos que o tradicional casadinho, doce que até hoje é sucesso lusitano, veio para o Brasil na época da colonização e foi modificado aos poucos para agradar, cada vez mais, o paladar dos brasileiros.
A principal diferença é que a receita original vinda de Portugal, com mais de um século de existência, era feita com uma massa um pouco mais densa do que a que conhecemos aqui no Brasil.
Quer saber mais sobre esse tema? Leia aqui: A origem do bem-casado.
A receita tradicional do bem-casado
Na receita tradicional, o bem-casado é composto por duas camadas de massa unidas por um recheio de baba de moça.
Apesar disso, recentemente, outros recheios têm conquistado os corações dos noivos e também dos convidados, como o doce de leite, brigadeiro, goiabada, coco e nozes.
Por se tratar de um doce fino, a maioria das lojas especializadas estão investindo em novos sabores e embalagens, sempre mantendo uma produção artesanal.
Embalagens para o bem-casado
Não é só o doce em si que é uma atração no casamento. As diversas cores, texturas e formatos das embalagens também são!
Você já percebeu como a embalagem já é um espetáculo por si só, e deixa ainda mais bonita qualquer decoração?
O mais tradicional é utilizar papel crepom e fita de cetim, mas como as noivas e empresas estão sempre inovando, já é possível encontrar bem-casados com embalagens de tecidos e, até mesmo, papéis importados, utilizados para dar mais beleza à apresentação.
O significado do bem-casado
De acordo com a tradição, os noivos devem entregar esse clássico docinho aos seus convidados para garantir um casamento mais próspero!
O bem-casado simboliza a união e compromisso do casal e promete uma vida de felicidade. Ele representa duas partes, as massas, que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo, representado pelo recheio.
Diz a tradição que devemos fazer um pedido antes da primeira mordida e que ao saboreá-los, todos somos abençoados com sorte e felicidade.
Docinho da união! É justamente assim que pode ser definido o bem-casado, doce que ganhou o coração de todos e que marca presença nas festas de casamento.
Curiosidade bônus
O bem-casado já é tão queridinho no Brasil que tem sido utilizado em outros eventos, que não só o casamento. Veja aqui:
Nascimento: para dar as boas-vindas ao bebê desejando-lhe saúde
Empresas: para desejar prosperidade e sucesso
Debutante: para celebrar a juventude
Aniversários: para comemorar os anos bem-vividos
Bodas: para compartilhar a união feliz e o amor eterno
E aí, o que acharam a tradição de oferecer bem-casados no casamento? Vocês gostam desse docinho? Conte para a gente nos comentários!!