DICAS E CURIOSIDADES

10 dicas para fazer um dia de spa em casa

Sabemos que um momento de descanso é necessário durante a rotina corrida do dia a dia, por isso separamos pra você essas 10 dicas de como fazer um dia de spa em casa. Você vai se recuperar do cansaço diário e se sentir revitalizada para enfrentar os próximos dias.

A ideia é desconectar e aproveitar. O mais importante é não ficar pensando nos problemas, você deve se concentrar naquele momento que é só seu. Cuide do seu bem-estar!

Então, planeje o momento, desligue-se do mundo e relaxe. Para saber como fazer isso, confira as nossas 10 dicas para fazer um dia de spa em casa. Olha só!

1. Defina o dia do seu spa em casa

A escolha do dia é muito importante. O ideal é que seja um dia em que você consiga ficar sozinha, pois será um momento totalmente dedicado a você.

É fundamental que você não seja interrompida, por isso lembre-se de avisar as pessoas mais próximas que o seu celular ficará desligado e aproveite para se desconectar do mundo.

Não tenha pressa e nem olhe o relógio. O segredo é relaxar e curtir o momento.

2. Prepare o ambiente

O local perfeito para você fazer o seu dia de spa é o ambiente que você mais gosta da casa.

Espalhe algumas velas pelo cômodo, pois a luz e as sombras produzidas pelas chamas das velas são altamente relaxantes. Se possível, opte pelas velas aromáticas, principalmente as de camomila ou erva-doce.

Troque as lâmpadas comuns dos abajures pelas de cor azul ou verde. O azul acalma e traz paz interior, o verde traz equilíbrio e harmonia. Deixe o mínimo de claridade possível para tornar o lugar mais aconchegante.

Para melhorar, uma boa música, de preferência calma e relaxante, pode ajudar. Sugerimos as playlists Bosque Místico. Ou que tal você montar sua própria playlist de músicas com sons da natureza?

Por fim, vista-se com um roupão e separe toalhas e produtos que irá utilizar.

3. Respire profundamente

Uma das técnicas mais importantes do relaxamento é aprender a respirar.

Lentamente, inspire e conte até três e expire devagar. Ao mesmo tempo, mentalize todos os benefícios que o seu corpo e sua mente irão receber nesse momento especial.

A respiração profunda ajuda a afastar as tensões e preocupações e por isso é essencial. Durante todo o dia, mantenha os pensamentos positivos e o sentimento de gratidão.

Que tal a ajuda de um aplicativo de celular para te ajudar nessa tarefa? Baixe o Headspace: Meditação guiada e atenção plena.

4. Cuide do cabelo

Comece hidratando o cabelo. Para isso, você pode usar uma receita prática utilizando óleo de coco: coloque 6 colheres de sopa do óleo em um recipiente de vidro e aqueça no micro-ondas por 15 segundos. Quando aquecido, o óleo fica mais fluido e consegue atingir camadas mais profunda do fio.

Passe o óleo nos fios massageando suavemente, concentrando-se nas pontas que são naturalmente mais ressecadas. Em seguida, umedeça uma toalha em água morna e envolva a cabeça.  Permaneça por 15 a 20 minutos e enxágue bem.

5. Renove sua pele

Enquanto o óleo estiver agindo no cabelo, faça uma sessão de cuidados com a pele, para eliminar as células mortas.

Comece esfoliando o rosto e o corpo, para promover a renovação celular. Faça uma mistura de açúcar cristal com mel aplique em movimentos circulares.

Retire completamente com água morna em abundância. Neste momento, aproveite para fazer um banho de sais!

6. Tome um banho de sais

A hora do banho também deve ser preparada com atenção. O ideal é deixar a luz do banheiro mais baixa, de preferência apenas utilizando velas.

Se tiver uma banheira em casa, misture sais de banho à água e relaxe na água morna. A temperatura da água deve ser agradável, nem muito quente, nem muito fria, em torno de 38 graus.

Caso não tenha a banheira, não tem problema. Envolva os sais de banho em um pedaço de tecido tule, amarre com uma fita, formando uma trouxinha, e prenda à ducha.

7. Faça máscara facial e escalda-pés

Saindo do banho de sais, aplique uma máscara facial e a deixe descansando enquanto você relaxa com o escalda-pés.

Para a máscara facial, você pode aplicar uma camada de mel levemente aquecido.

Para o escalda-pés, use uma bacia com água quente e duas colheres de sopa de sal grosso. Para complementar, podem ser usadas folhas de hortelã, item energizante que melhora a disposição, ou chá de erva-doce, que tem efeito relaxante.

8. Aposte na automassagem

Para finalizar os rituais do seu dia de spa, faça uma automassagem. Com as mãos em concha, dê suaves batidinhas nas pernas, braços e pescoço. Onde sentir um ponto de dor, faça uma suave pressão com o polegar.

O ponto chave da massagem é fazê-la de baixo para cima: começar pelos pés e subir para o restante do corpo. Os movimentos devem ser leves e aliados ao óleo ou creme hidratante.

No rosto, faça pressão com a ponta dos dedos. Finalize com suaves beliscões por todo o rosto para ativar a circulação.

9. Alimente-se de forma saudável

Durante o seu dia de spa em casa, beba chá ou suco verde para desintoxicar o organismo.

Prepare um prato leve e bem colorido como uma salada de folhas, legumes e frutas e salpique nozes, castanhas ou amêndoas. Um dia como esse combina com alimentação leve.

Lembre-se que a alimentação do dia deve ser reduzida em calorias e gorduras saturadas e rica em fibras e nutrientes. Dica: dê preferência aos alimentos desintoxicantes, como limão, gengibre e couve, por exemplo.

10. Curta o seu tempo livre sem culpa

Aproveite as horas livres e finalize o seu spa caseiro assistindo a um bom filme em casa, lendo aquele livro que você ainda não teve tempo de ler, ou apenas tirando um cochilo tranquilo.

Não se sinta culpada por ter se esquecido do mundo durante algumas horas. Você vai voltar à rotina mais bonita e com as energias renovadas.

Todo mundo merece ter um dia só para cuidar de si e relaxar!

Gostou das nossas dicas para fazer um dia de spa em casa? Conte pra gente nos comentários suas experiências e opiniões!!

Leia também: Saiba como criar uma rotina saudável com 7 dicas!

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