BLACK FRIDAY DATAS ESPECIAIS

Saiba como a Black Friday chegou ao Brasil

A origem da Black Friday

A versão mais aceita e popular sobre a origem da Black Friday é a de que o termo foi criado na década de 60 por policiais da Filadélfia quando se referiam ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, no qual o intenso movimento de carros e de pessoas tomava conta da cidade. Havia sempre multidões e congestionamentos enormes pelas ruas, já que a data abria o período de compras de Natal.

Com esse movimento todo, os lojistas perceberam uma grande oportunidade de venda e começaram a fazer diversas promoções para tentar atrair os consumidores que passavam por sua loja. Com os preços baixos, as pessoas passaram a comprar cada vez mais. A Black Friday se tornou, então, uma data superimportante quando o assunto é promoções e por isso é conhecida como um dia tradicional de muitas compras e vendas.

A data ganhou muita popularidade no decorrer dos anos e os descontos oferecidos passaram a ser considerados mais atrativos do que, até mesmo, os descontos de Natal. No dia do evento, muitas lojas costumam abrir mais cedo para atrair o maior número de consumidores possível. Além disso, é muito comum que filas gigantescas se formem na porta das lojas.

Os EUA exportaram o conceito de Black Friday, que é um grande sucesso, para outros países como México, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. No México, ele ganhou o nome de El Buen Fin (Bom Fim de Semana) e as promoções duram três dias.  No Canadá, se chama Boxing Day e acontece depois do Natal, no dia 26 de dezembro.

Quer saber mais curiosidades? Leia 4 curiosidades sobre a Black Friday que você precisa conhecer.

Como a Black Friday chegou ao Brasil

No Brasil, a Black Friday chegou, oficialmente, em 2010, adotada pelas lojas online e desde então as vendas vêm crescendo exponencialmente, batendo recorde ano a ano.

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Já em 2016, este grande evento atingiu R$ 1.9 bilhões em vendas e reuniu mais de 300 lojas do varejo nacional.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ebit, a estimativa é que a data sazonal movimente R$ 2,185 bilhões, o que representa alta de 15% na comparação com o igual período de 2016. Os dados e apontam alta de 7,7% no número de pedidos na edição deste ano, ao passar de 2,92 milhões para 3,1 milhões.

“A expectativa de crescimento está baseada no aumento do número de consumidores virtuais e na melhora do cenário econômico com controle da inflação, diminuição da taxa de juros e o índice de desemprego. O consumidor está mais confiante de que o pior da crise já passou, por isso deve usar parte do 13º salário para comprar na Black Friday”, explicou, em nota, Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Se você é um consumidor ansioso por descontos, já pode se preparar para a Black Friday desse ano! Coloque a data no seu calendário e prepare-se para fazer compras incríveis, mas antes de aproveitar não deixe de conferir essas 5 dicas para comprar mais no dia e com economia!

Tudo pronto para aproveitar os descontos? Conheça a nossa categoria de presentes com descontos para a Black Friday!

0 comentário em “Saiba como a Black Friday chegou ao Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: