DATAS ESPECIAIS NATAL

Descubra o significado de 10 símbolos de Natal

O Natal é uma festa religiosa que, como o próprio nome indica, celebra a natividade, isto é, o nascimento do menino Jesus. E como toda festa religiosa, ela é baseada em tradições milenares que possuem uma grande quantidade de símbolos.

Os símbolos de Natal são resultados, principalmente, da influência cultural entre os povos cristianizados ao longo da história e as ações de santos católicos, como São Francisco de Assis, São Nicolau e São Bonifácio.

Existem muitos símbolos associados a essa data, e cada um deles carrega diversas mensagens especiais. Quer saber quais? Então vamos descobrir juntos o significado de 10 símbolos de Natal!

1. Velas de Natal

As luzes das velas de Natal representam Jesus Cristo iluminando os caminhos da vida. Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas sempre foram fortemente associadas à luz divina e ao espírito divino.

2. Presépio

O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, no século XIII, ao encomendar a Giovanni Villita o primeiro presépio. Ele queria que todos pudessem visualizar à cena do nascimento do menino Jesus no estábulo.

São Francisco celebrou, então, uma missa em frente ao presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.

3. Sinos de Natal

Os sinos de Natal simbolizam o som dos céus, por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus.

Os sinos fazem com que a mensagem do nascimento de Jesus se espalhe rapidamente pelos ares. Ele expressa o respeito ao chamado divino e evoca tudo o que está suspenso entre o céu e a terra.

4. Ceia de Natal

A ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família. Ela teve origem na Europa, a partir do costume do povo de receber pessoas na noite de Natal para confraternização. Na Ceia, costuma-se colocar no centro da mesa uma vela acesa para simbolizar Cristo.

5. Anjos

Os anjos são mensageiros de Deus na história, são sinal de que Deus visitou seu povo e por isso simbolizam a comunicação de Deus.

Os anjos anunciam uma boa notícia, eles surgem nos céus para confirmar o nascimento do Filho de Deus. Além disso, na tradição cristã natalina, são representados com traços infantis, como sinal de pureza e inocência.

6. Papai Noel

O Papai Noel é retratado como um velhinho de barba e cabelo brancos, roupa vermelha, que carrega um grande saco de presentes. Essa figura baseia-se em São Nicolau Taumaturgo, um santo popular e padroeiro da Noruega, Rússia e Grécia.

Acredita-se que ele viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras: saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.

O Papai Noel como conhecemos hoje, de roupa vermelha e saco nas costas, que anda num trenó puxado por renas, nasceu nos Estados Unidos, obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

7. Estrela de Natal

Uma estrela foi responsável por guiar os três reis magos vindos do Oriente até Belém, local do nascimento do menino Jesus, para que eles pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. Por isso, a estrela é lembrada até hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal.

8. Árvore de Natal

Tradição nascida nos tempos medievais, a Árvore de Natal reúne dois significados: a luz e a vida.

A árvore mostra que mesmo no inverno mais rigoroso, o verde de seus ramos resiste, já que é a única árvore que não perde suas folhas, permanece sempre viva e verde.

A primeira referência a uma Árvore de Natal como conhecemos hoje, é do século XVI, na Alemanha, onde famílias ricas e pobres decoraram árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

9. Bolas Coloridas de Natal

As bolas coloridas, que adornam a árvore de Natal, representam os frutos e os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe.

10. Presentes de Natal

Existem muitas origens para os presentes de Natal! Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição, mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus.

Mesmo não sabendo ao certo a origem dessa tradição, sabemos que o ato de presentear é uma maneira muito concreta de demonstrar solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber algo em troca. Por isso, neste Natal, não deixe de presentear as pessoas mais especiais pra você!!

Gostou de descobrir o significado desses 10 símbolos de Natal? Conhece mais algum? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser saber mais sobre o Natal, leia também: Conheça a incrível história do Natal!

No FOUND IT! você tem as melhores opções para presentes criativos, para os mais variados gostos e bolsos. Não deixe a falta de dinheiro impedir você de presentar quem você ama, confira nossa página de presentes até 50 reais agora mesmo!

0 comentário em “Descubra o significado de 10 símbolos de Natal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: