
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem. A Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a passagem da escravidão para a liberdade.
Já a Páscoa cristã celebra outro ritual de transição, a passagem de Cristo da morte para a vida. Celebra a ressurreição de Jesus Cristo que depois de morrer na cruz, teve seu corpo colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.
A Páscoa é um importante feriado religioso cheio de tradições e curiosidades. Se você é como a gente e adora aprender coisas novas, confira essas 4 Curiosidades incríveis sobre a Páscoa!
1. Diferentes significados da Páscoa
Uma das maiores curiosidades sobre a Páscoa é que ela não é uma festividade apenas judaico-cristã. Historiadores afirmam que ela já fazia parte das comemorações do Equinócio da Primavera, no hemisfério norte. Não sabemos a verdadeira origem dessa celebração já que era uma tradição que foi passada de geração a geração através de histórias.
2. História do Ovo de Páscoa
Na era pré-cristã, havia um costume de cozinhar ovos de galinhas e pintá-los para presentear as pessoas queridas em comemoração a chegada da Primavera, época do ano em que a natureza se encontra mais fértil esbanjando vida através das flores e da reprodução dos animais.
Depois disso, o ovo continuou a ser escolhido para representar a Páscoa por se tratar de um símbolo de nascimento, de renovação da vida, seja do povo hebreu, que renasceu da escravidão e fez a passagem para a liberdade, seja da ressurreição de Cristo.
3. O Ovo de Páscoa virou de chocolate só depois
Acredita-se que tradição de fazer os ovos de chocolate foi apenas uma estratégia para aumentar o consumo do produto e perpetuar ainda mais o verdadeiro significado da Páscoa.
A verdadeira substituição dos ovos de galinha pintados pelos feitos integralmente de chocolate aconteceu só no século XIX. Com a mudança os Ovos de Páscoa ganharam ainda mais popularidade.
4. Como o coelhinho da Páscoa surgiu
O coelho, assim como o ovo, representa a Páscoa por ser um símbolo da vida. O animal lembra fertilidade, por sua grande capacidade de procriação. Uma das teorias sobre a origem da tradição é de que os coelhos passaram a fazer parte da Páscoa a partir do início do século XVIII, onde eram responsáveis por trazer os ovos coloridos para as crianças e escondê-los no jardim.
Curiosidade bônus: A Páscoa em outros países
A Páscoa é celebrada de várias formas ao redor do mundo, algumas delas bastante curiosas e diferentes do Brasil.
Nas Bermudas, os habitantes empinam pipas coloridas como forma de representação da ascensão de Cristo ao céu. Na Suécia, por exemplo, é bem parecido com o Halloween: as crianças saem fantasiadas para recolher doces na vizinhança. As casas também são decoradas com galhos secos e plumas coloridas, anunciando a chegada da Páscoa. Já na Alemanha, a data comemora também a chegada da primavera. A tradição por lá é esvaziar ovos de galinha, pintar e pendurar em árvores para decorá-las.
Quer saber mais sobre esse tema? Você também vai gostar de ler: A Tradição da Páscoa pelo mundo.
Gostou de conhecer essas Curiosidades incríveis sobre a Páscoa!? Comente aqui qual você achou mais interessante! Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!
[…] Além disso, não deixe de conferir: 4 Curiosidades incríveis sobre a Páscoa! […]
[…] Além disso, conheça mais sobre essa data tão especial: 4 Curiosidades incríveis sobre a Páscoa! […]