DATAS ESPECIAIS DIA DAS MÃES DICAS E CURIOSIDADES

5 coisas que as pessoas não sabem sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data especial celebrada em quase todo o mundo. É um momento de enorme reconhecimento e repleto de muitas celebrações, na qual homenagemos as mamães e a maternidade!

Mesmo sendo uma data de grande visibilidade, hoje separamos 5 coisas que as pessoas não sabem sobre Dia das Mães. Quer ver só? Continue a leitura e descubra essas curiosidades incríveis pra contar pra todo mundo!

1. Origem do Dia das Mães

O primeiro Dia das Mães foi celebrado muito antes de entrar para o calendário contemporâneo como uma data comemorativa.

Na Grécia antiga, entre 1.100 a.C. e 146 a.C., já existia uma festa com base na mitologia, em homenagem a Rhea, a Mãe dos Deuses. A festividade tinha o objetivo de celebrar a figura materna e o evento sempre acontecia em março.

As comemorações da Grécia antiga foram esquecidas por séculos e as primeiras celebrações contemporâneas aconteceram somente a partir da década de 1850, nos Estados Unidos.

2. Origem contemporânea

No começo do século XX, uma ativista chamada Ann Reeves Jarvis criou os Mothers Days Works Clubs (Clubes de Trabalho dos Dias das Mães), com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil em famílias de trabalhadores.

Na década seguinte, uma data foi estabelecida para celebrar os dias de amizades para as mães, também com intuito de melhorar as condições de vida dos feridos na Guerra de Secessão.

A ideia inicial do Dia das Mães era trazer paz para os Estados Unidos e conscientizar sobre questões sociais, como condições de vida de crianças pobres e pessoas feridas em batalhas.

3. Consolidação da data

O Dia das Mães só entrou mesmo no calendário popular quando a filha de Ann Reeves Jardis, a metodista Anna Jarvis, criou um memorial para a mãe em 1907, dois anos após sua morte. Começou, então, uma campanha em busca do reconhecimento da data nos Estados Unidos.

O objetivo foi alcançado em 1914 e data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou a ser celebrada como conhecemos hoje: no segundo domingo do mês de maio.

4. Desvio de objetivo

O Dia das Mães começou a ganhar uma importância comercial anos depois de ser definido e inserido no calendário americano.

Anna Jarvis tentou boicotar a data até 1940. Ela e sua irmã chegaram a gastar toda a herança na família para financiar os protestos. Em 1948, Anna Jarvis faleceu internada em um sanatório. Curiosamente, ela nunca teve filhos.

5. Dia das Mães no Brasil

No Brasil, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, e foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932. Em 1947, a data passou a fazer parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Aqui, assim como nos Estados Unidos, na Itália e no Japão, a data não é fixa: comemora-se no segundo domingo de maio. No México, as mães são homenageadas sempre no dia 10 de maio. Na Tailândia, a festa acontece em 12 de agosto, em homenagem à rainha Mom Rajawongse Sirikit.

Escolhemos essas 5 coisas que as pessoas não sabem sobre o Dia das Mães para comemorarmos com propriedade essa data especial que valoriza e enaltece a pessoa mais importante de nossas vidas!

Esperamos que você tenha gostado de ler! Aproveite e conheça nossa categoria de presentes para o Dia das Mães em nossa loja com uma grande variedade de produtos para você escolher presentear essa pessoa tão especial!

Continue lendo nosso blog: 20 Verdades que você só descobre depois que vira mãe!

0 comentário em “5 coisas que as pessoas não sabem sobre o Dia das Mães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: