DATAS ESPECIAIS DIA DOS NAMORADOS DICAS E CURIOSIDADES

Você sabe porque no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho?

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, mas em boa parte do mundo, principalmente em países do hemisfério norte, a data é celebrada em 14 de fevereiro, conhecido como Dia de São Valentim. Você sabe o porquê?

Hoje vamos te contar como tudo começou e qual o motivo de em nosso país comemorarmos essa ocasião em um dia diferente!

Origem do Dia dos Namorados

A origem dessa celebração se deu graças a uma festa pagã, que acontecia na Roma antiga, chamada Lupercália. Até o século III d.C. nessa festa acontecia um ritual no qual havia um jarro de cerâmica com os nomes das moças para que os rapazes pudessem escolher quem seria a companheira para as festividades do dia e de outros eventos até o próximo ano. Assim se formavam os casais e frequentemente acabava em casamento.

No século III d.C., o imperador romano Cláudio II resolveu proibir o casamento por acreditar que homens solteiros se alistariam assim mais facilmente no exército, o que garantiria proteção ao seu território. Com essa política, o imperador proibiu também a festa da Lupercália, que celebrava os encontros amorosos.

Estando à frente de seu tempo, o sacerdote Valentim não concordava com a proibição do casamento e continuou a casar as pessoas em segredo. Quando descoberto, foi preso e, posteriormente, decapitado no dia 14 de fevereiro de 270 d.C., sendo convertido em santo anos depois.

Conta-se que, no período em que esteve na prisão, Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro que o visitava e com quem trocava cartas de amor. A essa relação se atribui a tradição da troca de cartões entre pessoas apaixonadas no dia de São Valentim. Outra versão conta que, durante essa mesma ocasião, o sacerdote recebia cartas de casais apaixonados em solidariedade a sua postura.

Comemorações ao redor do mundo

Por conta dessas histórias, em muitos países, a data destinada à celebração do amor é 14 de fevereiro, conhecido como Dia de São Valentim. A data é comemorada, principalmente, entre os namorados, mas também entre pessoas que se amam, como amigos e familiares. Assim é a tradição nos Estados Unidos, Canadá, Cuba, México e em vários outros países.

É claro que a celebração funciona conforme a cultura loal. Na Alemanha, além das flores, é comum presentear com biscoitos de gengibre em formato de coração. Na Escócia acontece uma festa nessa data que lembra a antiga festa da Lupercália, pois as pessoas sorteiam nomes de pares nos chapéus. Na Inglaterra, as pessoas presenteiam as crianças com doces e pequenos presentes. No Japão há duas datas de comemoração do amor: em 14 de fevereiro, as mulheres presenteiam as pessoas amadas; em 14 de março, é a vez de os homens presentearem.

Em Verona, na Itália, cidade onde é ambientada a famosa peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, uma série de eventos são organizados especialmente para a data. Há até mesmo a opção de passeios que reconstituem os sofridos passos dos amantes pela cidade.

Qual o motivo de em nosso país comemorarmos em um dia diferente?

Você pode estar se perguntando: Por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho?

Inspirado pelo dia de São Valentim, em 1949 o empresário João Dória criou uma propaganda para uma marca no país com o seguinte slogan: “Não só de beijos vive o amor.” Com isso, Dória pensava em animar as vendas no mês de junho, que, até então, era o pior mês para o comércio. O dia 12 de junho foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A campanha publicitária fez com que as vendas subissem consideravelmente. A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito que o dia de São Valentim tem no Hemisfério Norte e, é claro, incentivar a troca de presentes entre os namorados.

Gostou de saber todas essas curiosidades sobre essa data especial tão romântica? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram porque no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho!

Quer saber mais sobre esse tema? Você também vai gostar de ler: Qual é o momento para dizer “eu te amo”?

0 comentário em “Você sabe porque no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: