DIA DO IRMÃO DICAS E CURIOSIDADES

4 dicas e curiosidades imperdíveis sobre o Dia do Irmão!

“Mãe, olha ele!”, “Eu vou contar tudo para a mãe”, “Mas, mãe, foi ele!”: Se você tem irmãos, provavelmente já falou ou ouviu algumas dessas frases, não é mesmo? Tem coisas que só quem tem irmãos entende: uma relação com alguns desentendimentos, mas também cheia de companheirismo e muito carinho! Você sabia que no Brasil, no dia 5 de setembro é celebrado o Dia do Irmão? Para comemorar, vamos te contar 4 dicas e curiosidades imperdíveis sobre o Dia do Irmão!

1. Origem da data

Aqui no Brasil o Dia do Irmão é comemorado, tradicionalmente, no dia 5 de setembro. Por mais que não seja uma data oficial, a iniciativa para criação da comemoração veio da Igreja Católica no ano de 2007 como forma de homenagem ao aniversário de 10 anos da morte da missionária Madre Teresa de Calcutá.

Pensando no contexto religioso, o sentido da palavra “irmão” tem relação com o próximo: diante da doutrina divina, somos todos “filhos” de um mesmo Pai. Assim, esse seria um dia para incentivar as pessoas a repensarem suas atitudes perante os outros seres humanos, tendo sempre a humildade, o companheirismo e a gentileza em mente.

2. Influências da comemoração indiana

Na Índia, o Dia do Irmão é celebrado durante o mês de agosto e é uma data de bastante importância. Lá, os hindus – povo que tem como religião o hinduísmo – fazem um ritual de oferenda entre os irmãos e irmãs da família. Ritual esse que simboliza a união e a proteção entre eles.

Esse conceito se misturou à simbologia que atribuímos à data no Brasil. Assim, por aqui comemoramos o aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá, mas levamos em conta também o significado direcionado às homenagens aos irmãos consanguíneos, assim como acontece na Índia.

3. A comemoração nos EUA

A data e a origem da comemoração são diferentes ao redor do mundo. Nos EUA, por exemplo, o National Sibilings Day (Dia Nacional dos Irmãos) é comemorado no dia 10 de abril e apesar de não ser oficial, foi adotado em muitos estados. A data surgiu por ideia de Claudia Evart, que perdeu um irmão e uma irmã quando eles ainda eram jovens. Essa foi uma forma que ela encontrou de honrar a memória deles.

Por lá também existe o Brother and Sister Day (Dia do Irmão e da Irmã), comemorado em 2 de maio, para celebrar as relações entre irmãos e irmãs.

Você também vai gostar de ler: A história do Dia dos Pais ao redor do mundo!

4. Presenteando o irmão

Poucas são as pessoas que conhecem o seu irmão tão bem quanto você, por isso, você deve acertar em cheio na hora de presenteá-lo! Você conhece a personalidade dele como ninguém. Tendo isso em mente, pense em mimos que tenham a ver com o jeito dele. Seja criativo e original e leia mais sobre nossas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o gift!

Depois de descobrir 4 dicas e curiosidades imperdíveis sobre o Dia do Irmão e de pensar no presente perfeito para ele, não esqueça de escolher uma foto especial de vocês e escrever um lindo cartão. Agora resta fazer a surpresa e aproveitar esse dia com ele!

Você também vai gostar de ler: 6 tipos de brincadeiras para se reunir com a família.

0 comentário em “4 dicas e curiosidades imperdíveis sobre o Dia do Irmão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: