DICAS E CURIOSIDADES

4 curiosidades que você não sabia sobre o Dia do Médico!

O médico é o responsável pela promoção da saúde das pessoas. É ele quem ajuda na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e incentiva a população a ter uma vida saudável. Um profissional tão importante merece um dia dedicado em sua homenagem! Confira agora 4 curiosidades que você não sabia sobre o Dia do Médico!

1. A origem do Dia do Médico

A data é comemorada em 18 de outubro. No Brasil, a origem do Dia do Médico é cristã e está ligada ao Dia de São Lucas, um santo que foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos. De acordo com os registros da história, o responsável pela criação da data foi Eurico Branco Ribeiro.

Médico paranaense, Eurico nasceu em Guarapuava, em 1902, e foi formado em medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Além disso, foi professor de cirurgia, filantropo e cristão devotado. Como tinha muito interesse pela vida de São Lucas, pesquisou e escreveu sobre ele e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo.

Além disso, existem também dias destinados para homenagear algumas especialidades. Dia 7 de maio comemora-se o Dia do Oftalmologista e em 27 de julho o Dia do Pediatra, por exemplo. O Dia do Psiquiatra é comemorado em 13 de agosto e o Dia do Ginecologista em 30 de outubro.

2. Quem foi são Lucas?

Segundo a tradição católica, São Lucas era sírio, originário da grande cidade de Antioquia e exerceu a medicina. Além de médico, era pintor e muito culto. Foi o evangelista autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos. Convertido e batizado por São Paulo, acabou por ser tornar um filho espiritual e viajar sempre a seu lado.

3. Dia do Médico pelo mundo

Ao redor do globo a comemoração acontece em dias diferentes. Em países como Polônia, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal, a homenagem aos médicos é feita no mesmo dia que aqui no Brasil, em 18 de outubro. Já nos Estados Unidos, o dia é comemorado no dia 30 de março, enquanto na Índia é no dia 1º de julho e em 1º de maio no Canadá.

4. História da Medicina

Não é possível saber quando, exatamente, a medicina surgiu. As formas mais primitivas, como a figura do pajé como curandeiro das tribos indígenas, além de rituais e procedimentos, datam aproximadamente 10000 anos atrás. Constituída como ciência na Grécia há mais de 2500 anos por Hipócrates, registros da Antiguidade indicam a existência de costumes e métodos que visavam sanar males desde as civilizações Egípcia, Chinesa, Indo-Européias e dos povos semitas.

A medicina foi sendo constituída ao longo do tempo: com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficazes e aprimoramento de conhecimento e acesso à informação, a busca por métodos científicos está sempre dando um passo a mais na história.

5. Dica bônus: séries

O mundo da medicina é admirado por muitas pessoas. Assim, cada vez mais produções audiovisuais que abordam o tema entram nos catálogos de filmes e séries. A seguir, confira uma lista com 3 dicas de seriados sobre medicina:

– Grey’s Anatomy – De Shonda Rhimes, EUA, 2005.

Uma das séries de mais sucesso na história americana, a série trata sobre a rotina de Meredith Grey e seus colegas em um programa de para residentes em cirurgia médica em um dos hospitais mais rígidos do país. Além da tensão de uma rotina no hospital, a série trata dos dramas das vidas pessoais das personagens.

– The Good Doctor – David Shore, EUA, 2017.

A série trata sobre a rotina de Shaun Murphy, um jovem cirurgião com síndrome de Savant, quando ele passa a fazer parte da unidade cirúrgica de um grande hospital.

– Dr. House – David Shore, EUA, 2004.

A série se passa num hospital universitário nos EUA e tem como protagonista Dr. Gregory House, um infectologista e nefrologista cético e bastante mal humorado, conhecido pela sua capacidade de elaborar diagnósticos excepcionais e por estar em constante conflito com a sua equipe.

Muito comumente temos um médico de confiança na família. Aquela pessoa para a qual recorremos sempre que temos algum problema ou dúvida e queremos nos certificar que está tudo bem. O ato de presentear é um gesto importante no fortalecimento de relações. Não deixe de homenagear aquele médico querido e que, praticamente, se tornou um amigo de longa data!

Agora que você já conhece 4 curiosidades que você não sabia sobre o Dia do Médico, você também vai gostar de ler: 5 Dicas de Presentes para o Dia da Secretária.

0 comentário em “4 curiosidades que você não sabia sobre o Dia do Médico!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: