DICAS E CURIOSIDADES

4 fatos da história que todo profissional de banco e seguradoras precisa saber!

Você já imaginou a sua vida sem dinheiro? Como seria a administração das nossas riquezas e como surgiu o amparo dos seguros? Bancos e seguradoras são indispensáveis no mercado e na vida das pessoas. Listamos algumas curiosidades e 4 coisas que todo profissional de bancos e seguradoras precisa saber!

História da moeda

Para entendermos um pouco mais sobre os bancos, é preciso voltarmos muito no tempo: como surgiu o dinheiro? Desde que existe vida em sociedade, a necessidade de medir riquezas e trocar mercadorias existe também. A princípio, tínhamos o escambo: trocas feitas com comidas e tecidos, por exemplo. Foi no século VII a.C., com os gregos, que surgiu uma moeda metálica atribuída a um valor padronizado determinado pelo Estado.

Origem dos bancos

Os primeiros traços das instituições bancárias surgiram ainda na Idade Média. As pessoas criaram o costume de guardar suas moedas com ourives e em troca ganhavam um recibo. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a usar esses recibos como forma de pagamento. Assim, posteriormente, surgiu a moeda de papel.

O primeiro banco surgiu na Inglaterra, no século XVII. O sistema foi copiado por muitos outros países e se desenvolveu até chegar no que conhecemos hoje.

Leia também: Como fazer organização financeira pessoal? Descubra aqui!

Dia do Bancário

No dia 28 de agosto é celebrado, anualmente, o Dia do Bancário aqui no Brasil. A origem da data tem a ver com a luta desses profissionais para conquistarem melhorias nas condições de trabalho.

Em maio do ano de 1951, a classe decidiu por pedir reajuste de 40% no salário e salário mínimo profissional, além de adicional por tempo de serviço. Muitos sindicatos aderiram à greve, mas com o passar do tempo e da pressão, acabaram por aceitar as propostas oferecidas pelo governo – que eram muito inferiores ao que estava sendo pedido. Em São Paulo os funcionários se mantiveram firmes contra. Muitas foram as tentativas de negociação sem sucesso e foi somente após uma paralisação de 69 dias que a categoria conseguiu um reajuste de 31% junto aos banqueiros.

Por isso, o dia 28 de agosto sempre é lembrado pela força e perseverança dos profissionais, mantendo-se como exemplo para toda a classe dos bancários.

A história do seguro

Temos que remontar à época que antecedeu Cristo para entendermos de onde vieram os primeiros traços dos seguros. Era comum que caravanas atravessassem o deserto da região do Oriente com o intuito de comercializar camelos. No entanto, como era de se esperar, alguns animais morriam no caminho. Assim, os responsáveis por essa comercialização entraram num acordo onde pagariam para que o camelo de quem o perdesse fosse substituído.

Isso também ocorreu no ramo da navegação. Os fenícios tinham o costume de transitar entre o mar Egeu e o Mediterrâneo. Assim, firmaram um acordo que garantia que, caso alguém perdesse um navio, outro seria construído. Construção essa que seria paga pelos outros participantes da viagem.

A preocupação com esses transportes tinha interesse econômico, então nada mais certo do que firmar acordos que assegurassem essas riquezas. Foi assim que a ideia de seguro surgiu.

Considerando os moldes atuais, o primeiro contrato de seguro com emissão de apólice aconteceu em Gênova, em 1347. Também foi para transporte marítimo e com as Grandes Navegações do século XVI e com a Revolução Industrial, o seguro ganhou ainda mais impulso e se moldou às evoluções da sociedade ao longo do tempo, até chegar nos modelos que conhecemos atualmente.

Agora que você já leu 4 coisas que todo profissional de bancos e seguradoras vai adorar saber, não deixe de prestigiar sua equipe e colegas de trabalho com um gift FOUND IT!. Aproveitamos para dar os parabéns a todos que atuam nos ramos bancários e de seguradoras pela sua profissão!

Leia também: Dicas imperdíveis para um profissional de TI!

0 comentário em “4 fatos da história que todo profissional de banco e seguradoras precisa saber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: