DIA DO ADVOGADO DICAS E CURIOSIDADES

Saiba a origem do Dia do Advogado e conheça 3 curiosidades sobre direito!

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia do Advogado, um dia escolhido para homenagear todos os profissionais que tem como responsabilidade representar os cidadãos perante a justiça. Para celebrar essa profissão tão importante, saiba a origem do Dia do Advogado e conheça 3 curiosidades sobre direito!

Origem do Dia do Advogado

As primeiras faculdades de Direito no nosso país foram a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. As duas foram criadas por D. Pedro I. em 11 de agosto de 1827 e, assim, essa se tornou a data escolhida para celebrar o Dia do Advogado.

Você sabe o que é significa “advogado” ou o que é o Dia da Pendura? Não deixe de conferir 4 curiosidades incríveis sobre o Dia do Advogado e conheça ainda mais sobre essa data!

O que é direito

Quando falamos sobre direito, estamos nos referindo a um conjunto de leis e regulamentos criados por um Estado para que as pessoas convivam harmonicamente em sociedade. Todas as pessoas que fazem parte dessa comunidade devem cumprir essas normas e quando isso não acontece, a figura do advogado entra em ação.

A origem do direito está no início das sociedades, o que aconteceu muito antes da escrita. Desde o início dos primeiros grupos existe a necessidade de um regulamento para reger as normas de convivência entre essas pessoas. Ainda que a princípio não existisse a mesma formalidade que hoje, esses conceitos sempre fizeram parte da sociedade.

Áreas e tipos de advocacia

O estudante de direito pode ter dúvidas na hora de escolher qual carreira seguir. Afinal, um dos maiores atrativos desse ramo são as diferentes possibilidades de atuação. As nove abaixo são as principais da área do direito:

  1. Direito Civil
  2. Direito Ambiental
  3. Direito Comercial
  4. Direito da Tecnologia da Informação
  5. Direito do Consumidor
  6. Direito Contratual
  7. Direito Penal
  8. Direito Trabalhista
  9. Direito Tributário

Filmes e séries sobre direito

Cada vez mais os filmes e séries sobre direito tem feito sucesso. Para os apaixonados pela profissão, listamos 4 dicas de filmes e séries que tratam do tema!

– How to get away with murder – De Peter Nowalk, EUA, 2014.

Michaela, Patrick, Wes e Laurel formam um grupo de estudantes de direito da East Coast Law School, uma escola de direito de muito prestígio. Nessa escola, a professora Annalise DeWitt dá aula de Direito Criminal, onde escolhe somente os melhores alunos para trabalharem em seu escritório e poderem participar de casos reais. Assim, o grupo de estudantes compete pela atenção da professora. É quando a vida pessoal e profissional da professora se misturam que ela e seus alunos se veem envolvidos em um caso de assassinato.

– O segredo dos seus olhos – De Juan José Campanella, Espanha/Argentina, 2010.

O drama trata do momento em que Benjamín Espósito se aposenta do seu cargo de oficial de justiça Tribunal Penal e decide escrever um livro baseado num acontecimento que ele vivenciou anos antes – um violento caso de estupro seguido de assassinato de uma jovem. Ao longo do processo ele conhece o viúvo da moça e se vê determinado a encontrar o culpado. Paralelo a isso, Espósito tem que lidar com uma série de questões emocionais em sua vida pessoa.

– Suits – De Aaron Korsh, EUA, 2011.

Mike Ross não terminou a faculdade de direito. Com sua memória fotográfica e enciclopédica incrível, acaba ganhando a vida fazendo provas para outras pessoas e deixa o sonho de ser advogado de lado. Por ter uma mente brilhante, consegue uma entrevista com Harvey Specter, um advogado respeitado de Nova York, e é contratado. Juntos, formam uma dupla sem igual, mas apesar da grandiosidade dos dois, um ainda tem muito o que aprender com o outro.

– Law & Order – Special Victims Unit – De Dick Wolf, EUA, 1999.

A série narra a resolução de crimes da Unidade de Vítimas Especiais do Departamento de Polícia de Nova Iorque, onde os parceiros de trabalho Elliot Stabler e Olivia Benson são comandados pelo Capitão Donald Cragen. O grupo precisa saber dosar e lidar com o impacto que as investigações dos crimes de caráter sexual têm em suas vidas.

Agora que você já sabe a origem do Dia do Advogado e conhece 3 curiosidades sobre direito, não deixe de homenagear seus colegas de trabalho ou funcionários! Envie um gift FOUND IT! e surpreenda!

Você também vai gostar de ler: 4 curiosidades que você não sabia sobre o Dia do Médico!

0 comentário em “Saiba a origem do Dia do Advogado e conheça 3 curiosidades sobre direito!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: