DICAS E CURIOSIDADES

Dia do vinho: conheça algumas curiosidades imperdíveis sobre a bebida!

O dia 17 de maio é considerado o Dia do Vinho! Aqui no Brasil, dessa data até o primeiro domingo de junho, produtores se unem em feiras e eventos para comemorar o dia dessa bebida tão popular. Os vinhos, além de trazerem benefícios para a saúde quando consumidos em doses moderadas, são perfeitos para serem harmonizados com muitos pratos.

Além disso, claro, os vinhos são ótimas opções de presentes! Por isso, nesse dia do vinho, conheça algumas curiosidades imperdíveis sobre a bebida!

Como diferenciar os tipos de vinho

1. Vinhos tintos

São os mais consumidos no Brasil, feitos da fermentação do suco extraído das uvas pretas ou tintas. A uva mais famosa é a Cabernet Sauvignon, que caiu no gosto das pessoas e é bastante fácil de cultivar.

Quanto a harmonização, cai muito bem com carnes vermelhas e pratos que sejam mais gordurosos.

2. Vinhos brancos

Os vinhos brancos estão ganhando cada vez mais espaço e ficam ainda melhores quando servidos gelados, pois nosso clima tropical casa perfeitamente com o frescor da bebida! Acompanham bem pratos como peixes e frutos do mar. Para a produção desse tipo de vinho, a uva Chardonnay é a mais procurada, e disparado.

3. Vinhos Rosés

Perfeitos para serem degustados no verão, esse vinho é feito com uvas tintas de diferentes tons.  Quando o assunto é culinária, eles se destacam muito! São ótimos para serem servidos com pratos leves, como salmão grelhado.

Uma curiosidade interessante é que a casca da uva é retirada durante o processo de produção, e por esse motivo a bebida fica com a tonalidade rosada, diferente da cor acentuada dos vinhos tintos.

4. Espumantes

O que nem todo mundo sabe é que os espumantes são, na realidade, um vinho que passou por um processo de fermentação diferente, que conta com a adição de gás carbônico.

Figurinha carimbada em celebrações, os espumantes são ideais para serem combinados com frutos do mar, sobremesas e pratos leves de entrada.

Você também vai gostar de ler: Como escolher a taça ideal para cada tipo de vinho?

Curiosidades sobre o vinho

1. Cor do vinho x Cor da uva

Você sabe de onde vem a cor do vinho? O vinho tinto tem a cor avermelhada por conta da extração de pigmentos presentes na casca da uva. Como os vinhos brancos são fermentados sem a casca, não tem cor. Mas nem todo vinho branco é feito de uva branca! Boa parte dos champanhes é feita de Chardonnay ou Pinot Noir, sendo que a Pinot Noir é uma uva tinta.

Leia também: Happy hour em casa? Saiba como escolher o vinho certo!

2. Por que o vinho fica melhor com o tempo?

No mundo dos vinhos, não é difícil ver os entendedores usando o termo “buquê”. A palavra é usada para se referir ao aroma de um vinho maduro, que passou tanto por mudanças físicas quanto químicas que ocorreram conforme o vinho envelheceu. Muitas das sensações, como cheiros e sabores, só são encontradas em um vinho depois da lenta oxidação pela qual a bebida passa com os anos.

3. Com quantas uvas se faz um vinho?

A quantidade de vinho que uma uva é capaz de fornecer vai depender muito da fermentação que a fruta teve: as maiores e mais cheias tem mais líquido, enquanto as apassitadas tem mais açúcar natural.

Existem muitas contas que mostram quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de 750ml e os resultados variam muito. Se levarmos em consideração a produção de um vinho tradicional, temos o seguinte resultado: um hectare de videira comporta cerca de 1.200.00 bagos de uvas, que produz cerca 33 barris de vinho. Isso significa que são necessárias 300 uvas por garrafa!

Presentes com vinho

Uma dica valiosa para você escolher um presente que vai surpreender aquela pessoa especial: aposte nos vinhos! Além de delicioso, esse é um presente elegante e de muito bom gosto! O melhor de tudo é que o vinho é uma boa ideia para vários perfis de presenteado e nas mais diversas ocasiões: cai bem tanto como um presente de aniversário para o chefe quanto na hora de fazer uma surpresa romântica para o seu amor, junto com um buquê de flores.

0 comentário em “Dia do vinho: conheça algumas curiosidades imperdíveis sobre a bebida!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: