DICAS PARA EMPRESAS

3 erros comuns na maioria das pequenas empresas: a sua comete algum deles?

Existem muitas empresas que tem grande potencial, mas infelizmente não conseguem o sucesso desejado por conta de erros comuns na maioria das empresas. Estar atento e não os cometer pode ser crucial e, muitas vezes, justamente o que diferencia a empresa em meio a tantas outras.

Se você trabalha, é dono ou conhece alguém que tem uma pequena empresa, não deixe de conferir esses 3 erros comuns na maioria delas, para evitá-los e garantir grande desenvolvimento!

1. Não investir em ações de marketing

Para que qualquer negócio vá para frente, seja ele qual for, é importante que ele seja divulgado. Quando mais pessoas conhecerem seu negócio e gostarem do serviço prestado, mais elas consumirão seu produto e, consequentemente, indicarão para outras pessoas – o marketing boca a boca sempre será uma forte forma de divulgação! Mas o que nem todos os gestores sabem é que existem muitos tipos de marketing. Conhecer cada um deles e usufruir dos seus benefícios ao máximo é primordial para uma estratégia de marketing completa e eficaz! É um dos erros mais comuns, não cometa!

Acesse aqui para ler nossas 5 dicas indispensáveis sobre tipos e estratégias de marketing para sua empresa! Esse pode ser o ponto que faltava para que seu negócio ganhe muito mais força!

2. Não desenvolver o time

É necessário que o líder de uma equipe tenha consciência sobre a importância de desenvolver seu time. Vamos supor que um dos seus colaboradores tenha sido contratado para um determinado cargo operacional. Apesar disso, ele pode ter skills de uma frente voltada para estratégia de negócios, por exemplo, que não será aproveitada caso você não desenvolva esse lado dele.

Ainda que cada um tenha uma determinada função, muitas vezes o time é composto por pessoas cheias de habilidades que poderiam ser muito mais bem exploradas no ambiente de trabalho.

Desenvolver o seu time envolve muitos processos diferentes! Desde oferecer cursos e workshops voltados para assuntos que sejam interessantes que eles apliquem na empresa até mesmo atividades extracurriculares e dinâmicas periódicas, para que eles tenham um bom ambiente de trabalho!

Muitas vezes é preciso pensar no colaborador com um olhar voltado para além da atividade que ele desenvolve na empresa. Garantimos que na sua equipe existe uma série de talentos nos mais variados aspectos, desenvolvê-los é benéfico para a empresa e para os colaboradores em si!

Você também vai gostar de ler: 5 dicas infalíveis para você ter um bom ambiente de trabalho na sua empresa.

3. Falta de planejamento e diálogo entre Vendas e Marketing

Se planejar é essencial para qualquer empresa, certo? Mas é preciso estar atento a todas as frentes que a empresa tem e se certificar que todas elas tenham um plano de negócios bastante definido e claro para todas as pessoas da equipe.

Cada setor precisa saber exatamente qual seu propósito, e por isso um playbook de vendas pode ser indispensável. Esse é um documento que registra, de forma clara e definitiva, todas as etapas de um processo de vendas. Assim, sempre que necessário, qualquer pessoa que tiver dúvida pode consultá-lo e se planejar de acordo com o que foi estabelecido ali.

Uma estratégia de vendas deve ser estabelecida e seguida, para que a equipe tenha controle dos momentos em que contatou o cliente, por quais canais ele chegou, de que forma foi esse contato. É nesse momento o setor de marketing e de vendas deve conversar, para que o setor de marketing seja um auxílio para que as metas de vendas sejam alcançadas.  Se essas duas áreas não se comunicam, o controle é perdido e o esforço de ambas as áreas não têm resultado expressivo. Somem forças!

E além de todo o planejamento, é preciso acompanhar os resultados para conferir se os números desejados estão sendo alcançados. Caso não estejam, é importante se sentar com a equipe, levantar hipóteses que justifiquem as falhas e redefinir a estratégia da forma mais saudável para o negócio.

Por fim, vale lembrar que todo o processo de planejamento vem desde o começo da empresa. Antes de começar um negócio, é preciso colocar na ponta do lápis todos os gastos, ter consciência que o retorno pode não vir tão rápido e ter bem estabelecido onde quer se chegar. Somente com o planejamento prévio em mãos você pode estabelecer metas para a sua equipe e, quando necessário, cobrá-la se essas metas não forem atingidas.

Agora que você já conhece 3 erros comuns na maioria das pequenas empresas e sabe como evitá-los, não deixe de ler: Incentivo: aprenda como criar um programa de recompensa para seus colaboradores.

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